Os transtornos mentais ou distúrbios psiquiátricos são definidos como alterações de tipo comportamental, emocional ou intelectual, que podem prejudicar o relacionamento do indivíduo no meio em que ele vive.
Conviver com algum tipo de transtorno mental não é motivo para constrangimentos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 720 milhões de pessoas sofrem com distúrbios psiquiátricos em todo o mundo.
Mas, diante desse desafio diário, será que é possível ter uma vida saudável mesmo sofrendo com algum distúrbio mental? Neste artigo, abordarei este tema. Acompanhe a leitura e veja a resposta.
Transtornos mentais têm cura?
Existem vários distúrbios psiquiátricos classificados em tipos, e alguns dos mais comuns incluem estão relacionados à depressão, ansiedade e personalidade.
Na medicina, o conceito de cura exige que os sinais e sintomas de uma determinada patologia desapareçam quando tratados e não retornem após a finalização do tratamento.
Praticamente, somente algumas doenças infecciosas e cirúrgicas obedecem aos critérios de cura.
Nas demais, embora seja possível controlar ou até mesmo zerar os sintomas com medicamentos, psicoterapia familiar e a terapia cognitivo comportamental, a intervenção médica será sempre necessária para impedir possíveis “recaídas” com a retirada desses medicamentos.
Na psiquiatria, alguns transtornos podem ser curados, porém, em sua grande maioria, assim como acontece com algumas doenças clínicas, como o diabetes e a hipertensão, eles apresentam uma tendência à cronificação.
Porém, com o tratamento adequado, essa tendência pode ser controlada e reduzida, tornando perfeitamente possível que o indivíduo tenha uma vida saudável.
Quais os sinais que um indivíduo que possui algum transtorno mental pode apresentar?
O indivíduo que tem algum tipo de transtorno mental pode apresentar algumas mudanças comportamentais. Entre elas estão:
Mudança nos hábitos de alimentação e sono
Comer de forma excessiva ou a diminuição significativa de apetite pode demonstrar que a pessoa está passando por um momento complicado com a saúde mental. Assim como, ficar muito tempo acordado ou dormir por muitas horas seguidas.
Mudança de humor repentina
Alguns transtornos mentais apresentam alterações no humor como principal sintoma. O indivíduo costuma se irritar mais facilmente com coisas ou situações que antes não o incomodavam ou até mesmo ficar apático e triste sem motivo aparente.
Abuso no uso de substâncias
O uso excessivo do álcool ou outras drogas é uma maneira de a pessoa tentar impedir os sintomas ligados aos distúrbios psiquiátricos.
Quais distúrbios psiquiátricos podem causar essas mudanças?
Entre os transtornos mentais mais associados a essas mudanças comportamentais podemos destacar:
- transtorno de ansiedade;
- distúrbio do pânico;
- depressão;
- esquizofrenia;
- hiperatividade;
- transtorno de déficit de atenção.
Uma vida mais saudável ajuda a diminuir os sintomas de transtornos mentais?
Hábitos saudáveis de vida podem ajudar bastante o indivíduo portador de transtorno mental, melhorando significativamente sua qualidade de vida.
Abstenção de álcool e outras drogas, alimentação saudável e prática de atividades físicas regulares estão entre as principais atitudes indicadas. Ademais, o apoio familiar é imprescindível para ajudar o paciente a seguir o tratamento à risca.
Vale ressaltar que o caminho para alcançar uma vida saudável mesmo convivendo com algum distúrbio psiquiátrico pode ser um pouco árduo, mas é perfeitamente possível.
Para isso, como já mencionado, além do apoio da família, o indivíduo que sofre de transtornos mentais precisa seguir as orientações do médico psiquiatra até que os sintomas diminuam ou até mesmo desapareçam por completo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!