TOC

TOC: sintomas, causas e tratamentos

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma condição de saúde mental que envolve pensamentos angustiantes, intrusivos e obsessivos, além de atos físicos ou mentais repetitivos.

Por isso, é caracterizado como um transtorno de ansiedade e uma das várias condições que envolvem pensamentos obsessivos e comportamento compulsivo.

Nesse sentido, pode afetar significativamente a qualidade de vida e o bem-estar de uma pessoa.

Para entender melhor sobre sintomas, causas e tratamento, continue acompanhando este artigo!

Quais são os sintomas do TOC?

Os sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo incluem pensamentos ou imagens repetidas, execução repetida de ações e/ou comportamentos, de forma indesejada ou incontrolável. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver tiques.

Esses pensamentos consomem tempo, são desagradáveis e podem interferir na vida diária.

Os sintomas são decorrentes de padrões de pensamento inadequados. Assim, você pode ter pensamentos ou sentimentos recorrentes ou se envolver em comportamentos que não pode controlar.

Podem incluir:

  • Ansiedade
  • Tiques motores ou verbais
  • Nervosismo
  • Ações repetidas (rituais)
  • Pensamentos ou sentimentos repetidos (obsessões), como medo de sujeira
  • Pensamentos ou sentimentos indesejados que você acredita que não pode controlar
  • Ouvir vozes ou ver coisas que não existem (alucinações)
  • Incapacidade de cuidar de suas necessidades básicas

O que causa o transtorno obsessivo-compulsivo?

Não se sabe a causa exata do TOC. Entretanto, acredita-se que tenha relação, como muitos transtornos de ansiedade, com um desequilíbrio nas substâncias químicas do cérebro (os chamados neurotransmissores).

Além disso, em alguns casos, uma pessoa pode desenvolver transtorno obsessivo-compulsivo em razão de uma lesão ou infecção cerebral.

Em geral, o transtorno obsessivo-compulsivo costuma surgir na infância ou na adolescência. Então, a maioria das pessoas recebe diagnóstico cedo.

Além disso, a condição também pode estar relacionada a outro transtorno de ansiedade, e certos medicamentos influenciam o desenvolvimento do TOC.

Tratamento para TOC

Não há cura para o transtorno obsessivo-compulsivo. Assim, os tratamentos são projetados para controlar os sintomas e ensinar estratégias para lidar com as obsessões e compulsões.

Normalmente, o TOC é tratado com medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois por exemplo.

Os medicamentos para o transtorno obsessivo-compulsivo incluem antidepressivos e ansiolíticos. Por outro lado, a psicoterapia pode ajudar a lidar com as causas que desencadeiam as obsessões e compulsões.

Quais são as complicações potenciais?

Normalmente, o transtorno obsessivo-compulsivo não se transforma em outro tipo de doença. Isso porque, com tratamento, ele pode ser controlado e a pessoa leva uma vida normal.

Entretanto, é possível desenvolver complicações dependendo de suas compulsões, como pele rachada por lavar as mãos excessivamente.

Dessa forma, as complicações do TOC não tratado ou mal controlado podem ser graves. Portanto, para minimizar o risco de complicações, é importante seguir o plano de tratamento indicado pelo profissional de saúde.

Ademais, as complicações do transtorno obsessivo compulsivo incluem:

  • Ausência de trabalho ou escola (comportamento evasivo)
  • Efeitos adversos do tratamento
  • Depressão
  • Incapacidade de participar normalmente das atividades
  • Incapacidade de realizar tarefas diárias
  • Ataques de pânico
  • Isolamento social e mais!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe