transtornos parafílicos

Quais são os transtornos parafílicos mais comuns?

Há alguns anos, o sexo era definido como o ato feito entre adulto, humano e vivo, tendo por objetivo a busca do prazer e/ou a procriação. Com a nova visão da medicina, surgiu o conceito de transtornos parafílicos.

Você já ouviu falar nessa condição? Conhece os diferentes tipos? Então, continue a leitura do texto. A seguir, conheça algumas das categorias de parafilias.

Pedofilia

Trata-se do transtorno parafílico associado à excitação e obtenção de prazer com crianças. Os abusos sexuais contra menores são um dos tipos de atos sexuais criminosos mais comuns. Geralmente, a pedofilia é mais recorrente em homens.

Ainda, o transtorno se caracteriza pela atração por meninos, meninas ou ambos e, normalmente, com menos de 12 anos. Na maioria dos casos, o pedófilo é conhecido da criança, sendo membro da família ou alguém que tenha alguma autoridade sobre ela.

Quem sofre com esse tipo de transtorno tende a desenvolver dependência de substâncias e depressão. Além disso, podem surgir algumas comorbidades, tais como, déficit de atenção/hiperatividade, transtorno de ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.

Fetichismo

Trata-se da excitação, supervalorização e obtenção de prazer por objetos inanimados, como, por exemplo, peças íntimas e salto alto. Assim, o indivíduo não se satisfaz pela ação do parceiro, mas sim pelo objeto.

Ainda, o fetichismo também pode ser manifestado pela excitação de características distintas, como a cor ou tamanho do cabelo e formato dos pés. Geralmente, o indivíduo busca o prazer ao se acariciar com esses objetos ou procura parceiros que possuam esses traços pelos quais tem devoção.

Masoquismo

Trata-se da excitação e obtenção de prazer em sentir dor, vergonha e humilhação. A pessoa se satisfaz pela submissão ao parceiro, mesmo que o ato traga riscos a sua saúde física ou mental. Ou seja, o prazer sexual só é sentido junto com a própria dor.

Ademais, os masoquistas não são apenas os que gostam do sofrimento, mas também aqueles que sentem prazer ao assumir o sofrimento de outra pessoa. Ainda, este transtorno parafílico está associado há uma desconexão da pessoa consigo mesmo, com seu ego e com seus desejos legítimos.

Travestismo

O travestismo é a excitação e obtenção de prazer em vestir-se como o sexo oposto, o que pode ocorrer durante o ato sexual ou quando o indivíduo assume o caráter fetichista, seja usando roupas íntimas durante o dia ou ao masturbar-se.

No entanto, esse transtorno parafílico pode trazer sérios problemas conjugais, pois, o desejo de se vestir como o sexo oposto não define a sexualidade do indivíduo. Ou seja, o homem que se excita ao usar roupa de mulher não é, necessariamente, um homossexual.

Voyeurismo

Trata-se da obtenção de prazer e excitação pela observação do ato sexual ou de situações eróticas sem o envolvimento do voyeur. Desse modo, a pessoa com o transtorno só é capaz de se excitar sexualmente pela observação, mesmo dentro de um relacionamento.

Zoofilia

A zoofilia pode ser entendida como o transtorno no qual o indivíduo só sente prazer ao manter relações sexuais com animais. Geralmente, essa prática é considerada comum em alguns contextos, como o de pessoas que residem em áreas de fazendas.

Enfim, esses são apenas alguns dos diversos tipos de transtornos parafílicos que existem. Na maioria dos casos, a condição só é tratada como uma doença quando fogem do padrão convencional ou quando trazem prejuízos a si próprio ou a terceiros.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe