Transtornos de ansiedade

Quais são os tipos de transtornos de ansiedade?

Os tempos atuais são definidos por alguns especialistas como a era da ansiedade. Afinal de contas, os transtornos de ansiedade estão cada vez mais presentes na vida de milhões de pessoas.

A ansiedade em si é uma resposta temporária, natural e totalmente normal do corpo humano a determinadas situações ou acontecimentos que causam muito estresse, como ter que falar em público ou realizar uma prova importante, por exemplo.

No entanto, quando essa sensação possui muita intensidade, é recorrente, surge sem nenhum motivo aparente e atrapalha o dia a dia da pessoa, ela deixa de ser considerada natural e passa a ser vista como um transtorno de ansiedade.

Existem diversos tipos de transtornos de ansiedade, que apresentam sintomas distintos. Sendo assim, para que você saiba identificá-los, separamos uma lista com os principais tipos existentes e as características de cada um deles. Confira a seguir!

Transtorno do pânico

Nesse tipo de transtorno, a pessoa sofre uma espécie de ataque de pânico que vem acompanhada de um medo intenso ou de uma sensação forte de que ela pode morrer a qualquer momento, como se estivesse tendo um ataque do coração ou algo do tipo.

Esse problema pode ser desencadeado por uma série de fatores, mas na maioria das vezes surge sem nenhum motivo aparente. Os sintomas mais comuns durante um ataque de pânico são: falta de ar, batimentos cardíacos acelerados, sensação de que a morte está próxima, tonturas e dores na região torácica.

Fobias

As fobias, em geral, são medo intensos sobre certos objetos, insetos, ou animais, como palhaço, aranha, cobra e barata, por exemplo, ou situações, como andar de avião, elevador, ou ter medo de altura.

Geralmente, essas fobias são bastante estressantes e angustiantes, o que deixa a pessoa em um alto estado de nervos.

Fobia social

A fobia social, também conhecida como ansiedade social, é um dos tipos mais comuns. 

Ela é caracterizada, principalmente, por um medo intenso e desmedido relacionado a determinadas situações sociais, onde a pessoa tem medo de falar em público ou de estar no mesmo ambiente que outras pessoas.

Dessa forma, pode-se dizer que uma pessoa com fobia social fica bastante nervosa com medo de ser julgada, humilhada ou constrangida em público.

Transtorno de ansiedade generalizada

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) está associado a uma preocupação constante e excessiva sobre diversas situações da vida.

Ele não está ligado a sensações físicas como no transtorno do pânico, por exemplo. Aqui, o estresse e preocupação surgem de determinados pensamentos que geram a ansiedade.

Ou seja, a pessoa não consegue relaxar nem se concentrar, pois apresenta uma grande preocupação com tudo que envolve a sua rotina: estudos, carreira profissional, condição de saúde e a segurança de seus amigos e familiares.

Transtorno obsessivo-compulsivo

O TOC, como é popularmente conhecido, é o estado em que a pessoa apresenta obsessões ou compulsões de forma repetida, condição que costuma causar bastante sofrimento.

Alguns exemplos comuns incluem a lavagem compulsiva das mãos em resposta a um medo de se contaminar e a verificação constante de determinadas ações, como por exemplo se fechou gás ou a porta.

Transtorno de estresse pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é desencadeado por um trauma ou um acontecimento marcante na vida da pessoa.

Dessa forma, a ansiedade vem do medo causado por pensamentos, lembranças ou sintomas que possuem envolvimento com o acontecimento traumático.

Por fim, é importante ressaltar que mesmo sendo diferentes, os sintomas desses transtornos de ansiedade podem acabar sendo confundidos, o que sugere a importância de um apoio profissional para que o diagnóstico correto seja feito e posteriormente se inicie o tratamento mais adequado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe