A sonolência diurna intensa que acontece mesmo quando a pessoa dormiu bem durante a noite é conhecida como hipersonolência. É um problema que provoca uma vontade quase incontrolável de dormir, comprometendo as atividades do dia a dia.
Apesar de ser um distúrbio do sono considerado raro, ter sono excessivo durante o dia é algo que afeta milhares de pessoas — em algumas situações pode ser perigoso, reduzindo a capacidade de exercer atividades com a devida atenção e concentração.
Você sabe o que é e quais as causas da hipersonolência? Por ser um problema que afeta diretamente o desempenho pessoal e profissional, é fundamental saber mais sobre ele. Pensando nisso, este post vai esclarecer suas dúvidas sobre o assunto! Continue a leitura e confira!
O que é a hipersonolência?
A hipersonolência é um distúrbio que provoca o sono excessivo e sensação extrema de cansaço, mesmo durante o dia. Dependendo da intensidade, pode comprometer as atividades diárias do indivíduo, dificultado ter foco e atenção.
É um problema muito comum que atinge milhares de pessoas. Muitas vezes não é devidamente conhecido, sendo confundido com um simples cansaço. No entanto, é fundamental procurar ajuda médica caso seja uma situação constante.
Quais os sintomas?
Os sintomas mais aparentes da hipersonolência são o sono diurno acentuado e o cansaço excessivo, causando um desejo incontrolável de dormir. Sendo assim, o distúrbio pode vir acompanhado de outros sintomas e causar alguns efeitos no corpo, como:
- dor de cabeça;
- falta de motivação;
- queda na produtividade;
- dificuldade de se concentrar.
Quais as principais causas da hipersonolência?
As causas da hipersonolência estão relacionadas com fatores genéticos, neurológicos, doenças crônicas, depressão e apneia do sono. Além disso, também pode estar relacionada com o estilo de vida da pessoa, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, drogas, obesidade e consumo desordenado e sem orientação de medicamentos.
Dessa forma, a hipersonolência pode se manifestar em duas formas, tais como:
- quando o indivíduo tem um sono noturno longo, acima de 12 horas e tem dificuldades para acordar e apresenta sonolência excessiva durante o dia;
- quando o sono noturno é curto, entre 6 a 10 horas e o indivíduo tem dificuldades para dormir, devido à apneia do sono e por isso apresenta sonolência e cansaço durante o dia.
O tratamento adequado é essencial!
Independentemente da rotina pessoal, ter atenção e estar sempre à disposição é indispensável para ser produtivo e manter a qualidade nas tarefas. Além disso, é essencial para preservar a saúde e a qualidade de vida.
Nesse contexto, quando os sintomas da hipersonolência se manifestam é muito importante procurar apoio de um profissional especializado em cuidar da saúde mental. Assim, é possível tratar de forma precoce e restaurar o bem-estar o quanto antes.
A hipersonolência é um distúrbio sério que precisa de um tratamento adequado, prescrito por um médico psiquiatra. Sobretudo, para garantir que você terá indicações precisas e confiáveis para evitar que esse problema comprometa o seu convívio social.
Como você percebeu, a hipersonolência é um distúrbio que pode oferecer riscos para a saúde, além de dificultar as tarefas cotidianas. Portanto, entender o problema e buscar orientações médicas especializadas é o melhor caminho para tratar e garantir que terá toda disposição e energia para encarar a rotina. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!