Todos os dias, um turbilhão de informações relacionadas ao lugar onde vivemos e ao mundo, de modo geral, são despejadas sobre nós, e algumas delas podem ser gatilhos para pensamentos paranoicos.
A paranoia, também conhecida como paranoide, é uma psicose caracterizada pelo desenvolvimento de um pensamento crônico delirante, sistemático e lúcido, abastecido de uma lógica própria, que não apresenta alucinações.
Neste caso, usei as notícias como exemplo pois, a depender do que é passado, elas podem despertar uma enxurrada de emoções e pensamentos ruins, capazes de prejudicar a saúde mental.
Para evitar que isso aconteça com você, ou ao menos diminuir as chances dos pensamentos paranoicos afetarem a sua vida, reuni algumas dicas de como lidar com essa questão. Acompanhe a leitura.
O que é uma pessoa paranoica?
Primeiramente, é importante diferenciar uma pessoa paranoica de alguém momentaneamente, e racionalmente, preocupado ou amedrontado.
Isso porque a pessoa paranoica não apenas sente medo que algo ruim aconteça com ela ou com alguém que ela ame, como também acredita estar sendo perseguida por alguém ou até mesmo por alguma força sobrenatural.
Essas teorias são criadas a partir de medos que ultrapassam o nível normal, atingindo proporções extremamente exageradas.
Como lidar com pensamentos paranoicos?
Agora, a melhor forma de lidar com pensamentos paranoicos é ressignificá-los. Isto é, dar um novo significado, mudar sua mentalidade e a forma como você enxerga a vida.
Para isso, em vez de desperdiçar sua energia com coisas negativas, tente ajustar seu olhar e focar no lado bom das pessoas e do mundo.
Embora pareça um conselho banal, quando posto em prática, pode ser bem eficiente.
Dito isso, confira abaixo algumas sugestões de como lidar com pensamentos paranoicos.
Racionalize
Liste cenários prováveis e improváveis e, em seguida, pense sobre eles de forma lógica.
Quais as probabilidades de tal coisa acontecer neste momento? Como você poderia resolver essa situação? Como se precaver de forma realista?
Os pensamentos paranoicos podem e devem ser combatidos com a realidade e a razão.
Consuma menos mídias nocivas
Evitar as notícias sobre seu país, estado, cidade ou mundo é praticamente impossível, além de desaconselhável.
Entretanto, se as notícias ruins veiculadas nas redes sociais e na mídia estiverem lhe fazendo mal, diminua o consumo.
Consuma apenas o que é importante para a sua vida e não se aprofunde em detalhes mais densos.
E, se você consumir algum tipo de informação que não lhe faça bem, tente distrair sua mente com conteúdos mais alegres.
Respire fundo
Quando a ansiedade e o medo tentarem assombrar sua mente, respire fundo. Esse simples ato tem o poder de cessar o fluxo de pensamentos caóticos e de aliviar a tensão do corpo.
Considere imprevistos
Você não precisa e nem deve deixar de fazer planos, pois a organização é fundamental para atingir seus objetivos.
No entanto, o ideal é não se apegar demais ao seu planejamento, ao ponto dele se tornar inflexível.
A vida é cheia de imprevistos e, por esse motivo, as pessoas mais rígidas se frustram com frequência quando os planos não dão certo.
Para evitar que isso aconteça, tenha em mente que as únicas coisas que você pode controlar, de fato, são suas reações diante da imprevisibilidade.
Isso inclui as suas palavras, comportamentos, emoções e pensamentos paranoicos, caso surjam.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!