Apatia

O que é a apatia?

A apatia pode ser definida como a ausência de emoção, motivação e entusiasmo. É um termo utilizado para se referir a uma pessoa que se sente “esvaziada” de seus sentimentos e que não se importa com mais nada.

Toda essa indiferença costuma se estender aos relacionamentos sociais, vida amorosa, carreira profissional e aspirações pessoais. Ou seja, a pessoa apática parece funcionar em um modo de “economia de energia”, reduzindo ao máximo a sua interação com tudo que está ao seu redor.

A falta de vontade, dificuldade de concentração e de processar informações também acompanham os apáticos constantemente, assim como a ausência de empatia em relação a eventos trágicos. Este último, muitas vezes, faz com que a pessoa apática seja rotulada como insensível.

Além disso, em quadros mais graves, o apático não liga para os sentimentos dos outros e acaba magoando as pessoas com suas atitudes insensíveis e “muito diretas”.

Como as pessoas se tornam apáticas?

A apatia pode surgir a qualquer momento da vida. No entanto, normalmente esse estado é desencadeado após um acontecimento específico ou por uma série de acontecimentos marcantes.

Problemas físicos, psicológicos, financeiros, profissionais, amorosos e pessoais. Todos esses fatores são capazes de sugar o entusiasmo da vida de alguém, principalmente se durarem muito tempo.

A depressão também pode ser considerada  uma das principais responsáveis por isso. Afinal de contas, tornar a vida sem graça é um dos sintomas mais comuns dessa doença psiquiátrica.

Outro motivo para as pessoas se tornarem apáticas é o estresse excessivo. Isso porque as constantes notícias negativas, tragédias, violência, problemas sem solução e crises financeiras, costumam afetar bastante o psicológico de todos nós.

Por fim, essa condição também pode ser uma espécie de efeito colateral de outras doenças, como por exemplo o Mal de Parkinson e o Mal de Alzheimer.

Existe tratamento para esse tipo de problema?

Apesar de não ser considerada uma doença propriamente dita, existe, sim, um tratamento para esse problema.

Ele costuma variar de acordo com cada caso, porém na maioria das vezes se baseia em terapia juntamente com um psicólogo. Afinal, é possível que a depressão moderada também tenha se alojado na pessoa apática.

Dessa forma, a psicoterapia se torna extremamente necessária para eliminar os pensamentos pessimistas e a visão insensível acerca do mundo, que costumam ser fortalecidos pelos pacientes depressivos.

Além disso, o uso de medicamentos para aliviar as sensações incômodas também costuma ser recomendado para as pessoas que possuem um quadro mais severo de apatia.

Como enfrentar a apatia?

Uma vez descartada a hipótese desta condição estar relacionada com outras doenças, é o momento de colocar em prática algumas medidas, estratégias e ideias para afastar de uma vez por todas esse sentimento de indiferença.

No entanto, antes de tudo, é importante ressaltar que a primeira coisa que se deve ter em mente é que nenhum conselho será útil se, primeiro, você não mudar a sua maneira de pensar.

Portanto, é preciso se concentrar e, acima de tudo, cuidar do seu bem-estar físico e mental antes de se preocupar, se irritar ou se decepcionar com fatores externos.

Dito isso, confira a seguir algumas dicas de como enfrentar a apatia:

  • Pratique exercícios físicos;
  • Tenha uma alimentação balanceada;
  • Insira novas atividades na sua rotina;
  • Faça uma lista de pequenos prazeres;
  • Conheça novas pessoas;
  • Tente encontrar interesses diferentes;
  • Tente se conectar com a natureza ou pratique atividades como o ioga, por exemplo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe