crises de ansiedade

Como lidar com as crises de ansiedade?

As crises de ansiedade, ou ataque de pânico, são episódios em que se manifestam medo intenso de morrer ou perder o controle. Ocorrem de repente e podem durar de alguns minutos a algumas horas.

Cada vez mais pessoas têm sofrido com as crises de ansiedade em situações cotidianas, sentindo pânico e, portanto, evitando certos ambientes que estão acostumados a frequentar ou pessoas com quem se relacionam. Em quase todos os casos, isso leva a uma redução na qualidade de vida e limita as oportunidades para pessoas que têm sofrido tais crises. 

Para evitar que crises de pânico ou situações de ansiedade se tornem mais frequentes ou piores, siga as dicas abaixo e lide de maneira rápida, mas eficaz, com esse problema.

Como lidar como as crises de ansiedade

 1. Acalme a respiração

Usar a técnica de respiração correta enquanto estiver no meio de uma crise é essencial. Quando as pessoas estão propensas a crises, elas geralmente se esquecem de expirar porque estão muito ocupadas recebendo ar em seus pulmões.

Inspire lenta e profundamente pelo nariz até o abdome se encher de ar e expire pela boca novamente. É necessário que se sinta o ar que entra no nariz e a parede abdominal subir e descer novamente. Colocar uma mão sobre estômago torna mais fácil para se concentrar em levantar e abaixar o abdome. Deve-se concentrar na respiração até que o medo diminua e o batimento cardíaco também diminua.

2. Beba água

Outro truque simples, mas muito eficaz, é beber água fria. Beber alguns goles de água distrai o corpo e a respiração é automaticamente reduzida. Muitas pessoas também acham agradável espirrar água no rosto durante um ataque de pânico.

3.  Procure uma distração mental

Quando sentir o coração batendo ou experimentar outros sintomas físicos causados pela ansiedade, é interessante buscar uma distração, como: iniciar uma contagem regressiva à partir do número 100, . O ato de contar em intervalos aleatórios ajudará a se concentrar e anular os pensamentos ansiosos que estão tentando se infiltrar na sua mente. Ao controlar os pensamentos e se concentrar em algo fora de si, se sentirá mais calmo.

3.  Foque em situações reais

Esta  é outra técnica útil. Focar em 4 coisas á sua volta que você possa ver, 3 coisas que possa tocar, 2 que possa cheirar e 1 que possa provar. Mais uma vez, forçar a mente a considerar algo fora de si. E isso ajuda bastante.

Compreensão para curar a crise de ansiedade

É essencial manter-se tranquilo. Entender o que está acontecendo, como as manifestações físicas da ansiedade ocorrem, permitirá que se dê um passo importante no controle da ansiedade, da intolerância à incerteza e do medo sem motivos aparentes. 

Quando as crises de ansiedade (ataque de pânico) são identificadas, além da informação e educação, é extremamente importante que se busque auxílio profissional. Um médico saberá identificar a melhor forma de lidar com o problema e controlá-lo.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho com a  psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe