bullying

Como identificar que uma pessoa está sofrendo bullying?

O bullying é um problema que atinge crianças e adolescentes em todo o mundo. O assunto tem sido cada vez mais comentado, em razão da grande quantidade de tragédias que são ocasionadas devido a esse problema psicológico e também social.

Ele é caracterizado por diferentes formas de agressão, sejam elas físicas ou psicológicas, que são feitas por um agressor ou um grupo de agressores às suas vítimas. 

Normalmente, os alvos dessas agressões são crianças e adolescentes mais tímidos, introspectivos, que possuem alguma doença, que estão acima do peso, que usam óculos ou que possuam qualquer característica que cause um “estranhamento” ao “buller”, que é o nome dado ao agressor.

Segundo um levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 países, o percentual de crianças e jovens que já foram vítimas desse problema é de 29% a 46%. A grande maioria dos casos ocorre no ambiente escolar.

Muitas vezes a vítima não relata as agressões que sofre por medo ou vergonha, por isso cabe aos pais e também a escola identificar sinais no comportamento da criança ou do adolescente que possam ser indicativos de que ela esteja sendo alvo de perseguição ou intimidação.

Portanto, continue a leitura para saber como identificar se uma pessoa está sendo alvo dessas agressões.

Como saber se a criança ou adolescente está sendo alvo de bullying?

Como foi dito anteriormente, para conseguir identificar esse problema é preciso prestar atenção em algumas mudanças comportamentais por parte da criança ou adolescente. 

Confira a seguir alguns dos principais indicativos:

Falta de interesse pela escola, faculdade ou trabalho

É bastante comum que a vítima das agressões tente evitar contato com o agressor, por isso evitam frequentar o mesmo ambiente que o mesmo, seja na escola, faculdade ou até mesmo no trabalho.

No caso das crianças, por exemplo, elas costumam fazer birras ou externar um grande desespero para não voltarem ao ambiente escolar, que é onde ocorrem a maioria das agressões.

Isolamento social

Crianças e jovens que sofrem esse tipo de intimidação ou agressão preferem ficar isoladas de todos, geralmente esse isolamento acontece em casa, especialmente no quarto, e a vítima se recusa a ter uma vida social.

Machucados e hematomas frequentes

A criança ou adolescente aparecer com um pequeno machucado uma vez ou outra pode até ser algo comum, mas quando isso acontece com frequência os pais devem prestar atenção. Afinal de contas, não é normal que a criança apareça constantemente com algum tipo de ferimento.

Outro ponto a ser notado é que, na maioria das vezes, as explicações para esses machucados não são nada convincentes.

Queda no rendimento escolar

As pessoas que sofrem bullying geralmente não conseguem se concentrar nas aulas ou em qualquer outra atividade, pois enfrentam um medo constante dos próximos ataques.

Dessa forma, é bastante comum que o desempenho escolar das crianças ou adolescentes que passam por essa situação decaiam ao longo do ano. Já no caso dos jovens adultos, essa queda de rendimento pode acontecer no trabalho.

Baixa autoestima

Uma das características mais presentes em vítimas de bullying é o hábito de ficar sempre se criticando e se achando incapaz de realizar qualquer tipo de coisa.

Isso normalmente ocorre porque a pessoa se sente insegura, frustrada e com a autoestima totalmente abalada por causa dessa perseguição.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe