O isolamento social foi uma medida necessária para conter o avanço do novo coronavírus (COVID-19). No entanto, nem todas as pessoas conseguem se adaptar a ideia de ficarem em casa durante a pandemia, principalmente se, anteriormente, tinham uma vida social bastante ativa.
Mesmo visitas a familiares não são recomendadas, pelo risco de transmissão do vírus. Assim, estresse, ansiedade e outros problemas podem surgir, como resultado dessa mudança de vida repentina e obrigatória.
Com isso, é importante cuidar da saúde mental e adotar novos hábitos que ajudem na adaptação enquanto o distanciamento social ainda é necessário. Saiba agora como fazer isso.
Aproveite os benefícios da tecnologia
Apesar de não poder ver amigos e familiares pessoalmente, a tecnologia pode ser uma grande aliada para aliviar a saudade. Além de uma oportunidade para se distrair e conversar outros temas, fora a pandemia.
Se você se sente sozinho, reserve ao menos uma hora do seu dia para conversar com um amigo ou familiar. Faça chamadas de vídeo, ver a pessoa do outro lado também ajuda a se sentir melhor.
Inclua atividades relaxantes na rotina
Mesmo quem está trabalhando em casa precisa incluir atividades relaxantes na rotina, para cuidar da saúde mental. Pode aproveitar para meditar, dançar, ler, assistir um filme, brincar com as crianças ou com o pet.
O mais importante é que seja algo que permita fugir da rotina de trabalho e do bombardeio de notícias sobre o Coronavírus.
Fuja do excesso de informações
Se manter informado é importante, mas tente não exagerar na quantidade de notícias que você acompanha. Não é necessário assistir todos os jornais da TV e ainda acompanhar na internet tudo que vem sendo publicado sobre o vírus.
Reserve no máximo uma hora do seu dia para buscar informações. Leia ou assista, depois procure outras atividades.
Pratique atividades físicas
Os exercícios são ótimos aliados para aliviar o estresse e ansiedade. No entanto, você não poderá ir à academia ou caminhar ao ar livre. Aposte em atividades que podem ser feitas dentro de casa, como a yoga, o pilates, a esteira ou a bicicleta ergométrica.
Quando o bairro é calmo, você pode até dar uma caminhada, algumas voltas na quadra, mas lembre-se de usar máscara e evitar o contato muito próximo com outras pessoas.
Encontre outras formas de passar o tempo
Nas horas vagas você costumava aproveitar para se reunir com os amigos, ir para festas, eventos ou churrascos? Esse hábito não é permitido na pandemia, mas você pode encontrar outras boas formas de passar o tempo.
Pesquise por atividades que possa fazer sozinho ou com as pessoas que moram na mesma casa. Jogar videogame, por exemplo, ajuda a distrair e relaxar, mas também é possível ler, ver séries e filmes, cozinhar e dançar.
Tente dormir bem
O sono regular é indispensável para manter a saúde mental, mesmo durante o isolamento social. Por mais que você tenha mais tempo livre, a tendência é deixar de lado o sono.
Mantenha seus horários de dormir e acordar. Caso esteja com dificuldade de pegar no sono, diminua o uso do celular perto da hora de se deitar e aposte em mantras ou meditações assim que estiver na cama.
Essas são algumas dicas que vão ajudar você a cuidar da sua saúde mental durante a pandemia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!