A alucinação é definida como um transtorno psicológico, no qual a pessoa tem a percepção de estar vivenciando uma situação ou enxergando algo que na realidade não existe.
Basicamente, a pessoa que está alucinada acredita e vive uma experiência real de tudo que está vendo, ouvindo ou sentindo, pois esse problema altera a sua percepção da realidade.
Ademais, é importante frisar que esse é um fenômeno que surge internamente e, por esse motivo, é comum que as distorções criadas pela mente sejam mais nítidas do que os objetos e acontecimentos que realmente existem.
No entanto, apesar de tudo parecer muito real para a pessoa que está alucinando, as alucinações não tem compromisso com o lógico. Dessa forma, é comum que o indivíduo enxergue coisas absurdas como monstros, animais falantes, sereias, golfinhos com pernas, elefantes voadores, etc.
Tipos de alucinação e seus sintomas
As alucinações dependem dos cinco sentidos (audição, visão, tato, olfato, gustação) para acontecer, pois tudo que eles captam pode ser alucinado.
Portanto, é a partir desses sentidos que são classificados os seguintes tipos de alucinação:
Auditiva
Esse é o tipo mais comum nos esquizofrênicos e se caracteriza pela percepção de sons inexistentes. Um exemplo comum é a pessoa ouvir o famoso canto das sereias.
Visual
As alucinações visuais normalmente são causadas pela enxaqueca e pelo abuso de álcool e outras drogas psicoativas.
Aqui, a pessoa enxerga algo que não existe ou vê algo que existe de maneira distorcida. Uma situação corriqueira é a percepção de estar vendo monstros dentro do quarto.
Tátil
Se refere quando a pessoa tem a sensação de estar sendo tocada por alguma coisa ou por alguém. Normalmente está associado com o abuso de substâncias como cocaína e metanfetamina.
Exemplo: sentir que suas pernas estão sendo puxadas durante a noite.
Olfativa
Se configura quando o indivíduo sente cheiros que não estão no ar. Na maioria das vezes o odor é desagradável tal como o vômito, urina e fezes.
Gustativa
Esse tipo se caracteriza quando a pessoa sente gosto de algo quando na realidade não está comendo nada.
Exemplo: sentir gosto de terra ou sangue.
Causas
Na maioria dos casos, as alucinações acontecem por consequência de alguma doença psiquiátrica, como a esquizofrenia, ou também costumam ser causadas pelo abuso de álcool e outras drogas psicoativas como crack, cocaína, heroína e LSD.
Contudo, esse problema também pode ser causado por:
- Epilepsia;
- Delírio;
- Medo;
- Perturbações no sono;
- Stress;
- Demência;
- Problemas sensoriais, como surdez ou cegueira;
- Tumores no cérebro;
- Outros transtornos psiquiátricos, como a depressão psicótica.
- Febre;
- Falecimento de algum familiar.
Tratamentos
Como os episódios de alucinações podem ser desencadeados por diversos motivos, o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico.
No entanto, em casos de problemas mentais, o tratamento convencional consiste no uso de medicamentos, que deverá ser prescrito por um especialista capacitado, e sessões de terapia.
Em contrapartida, se esse transtorno for causado por outra doença, o tratamento será voltado para curar ou melhorar a doença base.
Por fim, é importante ressaltar que a alucinação deve ser tratada sempre por um profissional e a automedicação não é uma opção, pois é o médico que irá indicar o melhor medicamento para o seu caso, assim como a dosagem correta e a sua duração.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!