alterações emocionais na gestação

Alterações emocionais na gestação: conheça as principais

As alterações emocionais na gestação são consideradas sintomas normais e temporários, no qual todas as futuras mamães irão experimentar. Afinal de contas, este é um período que exige muito da mulher, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

Essas mudanças têm base hormonal e podem ser explicadas pelo fato dos níveis de estrógeno e progesterona se duplicarem durante a gravidez. Em consequência, isso faz com que a parte racional da mulher diminua e a emocional ganhe força.

Além disso, são elas as responsáveis por aqueles sintomas típicos da gravidez, como a irritabilidade, desânimo, aumento da sensibilidade, entre outros.

É importante ressaltar que as alterações emocionais variam de mulher para mulher, mas em alguns casos, são tão grandes que interferem diretamente na vida do casal.

Alterações emocionais na gestação

Ao longo dos três trimestres da gravidez a mulher passa por um verdadeiro turbilhão de emoções, onde cada um deles traz consigo alterações emocionais específicas.

Confira a seguir, as principais delas em cada um desses trimestres:

Primeiro trimestre

Os primeiros três meses de gestação são considerados o período mais difícil para a mulher. Nele ela passa por uma grande oscilação emocional.

Estas alterações normalmente ocorrem entre a 6ª e a 10ª semana. Uma mulher mais determinada e calma, por exemplo, pode se tornar insegura e frágil. Ademais, pode alternar mudanças de humor que podem ir da tristeza à euforia ou do choro ao riso.

Essa e outras alterações como ansiedade, dúvidas e inquietação são consideradas normais. Afinal, tudo é novo para a mulher nesse momento, principalmente para as mamães que estão na primeira gestação.

Ademais, é sempre bom destacar que o diálogo e a compreensão do parceiro e dos familiares são fundamentais para a mulher nesse período.

Segundo trimestre

Neste período, o corpo da mulher já está mais adaptado às alterações, por isso é considerada a fase mais agradável de todas.

Aqui, as preocupações se relacionam com a condição física do feto, pois no 2º trimestre são feitos os exames para detectar algumas patologias genéticas.

Além disso, as mulheres também se sentem menos cansadas, se queixam menos de dores e sentem um aumento do desejo sexual.

Terceiro trimestre

O terceiro semestre é bem diferente do segundo e possui uma certa semelhança com o primeiro, pois neste período as alterações emocionais e psicológicas retornam.

As mudanças físicas que a mulher enfrenta, como o aumento da barriga, trazem desconfortos como dor nas costas, cansaço, incontinência urinária, etc.

Tudo isso acaba alterando o emocional da gestante, que passa novamente a experimentar sintomas como insegurança, medos, dúvidas, etc.

Por ser a fase mais próxima do parto, a gestante também começa a se questionar sobre situações como a saúde do bebê. Isso colabora ainda mais para a montanha-russa de emoções.

Sendo assim, a melhor dica para enfrentar as alterações emocionais na gestação é buscar o máximo possível de informações . Além de assimilar que essa é apenas uma fase passageira.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe