Desde que o mundo é mundo, os transtornos mentais existem. Com o passar do tempo, no entanto, alguns problemas psíquicos se tornam mais comuns do que outros. Além disso, as questões sociais e culturais típicas de cada época também acabam por impactar a saúde mental.
É possível afirmar, por exemplo, que aspectos da vida moderna têm influência com diversos transtornos mentais da atualidade. Quer descobrir quais são os distúrbios psíquicos mais comuns nos dias de hoje? Então, leia o artigo completo e saiba mais.
6 transtornos mentais mais comuns da atualidade
1. Depressão
É depressão é um dos transtornos mentais modernos mais incapacitantes na atualidade. De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, atualmente existem mais de 300 milhões de pessoas depressivas em todo o mundo. Esse grave quadro psíquico acomete indivíduos de ambos os sexos, diferentes camadas sociais e todas as idades, que sofrem com sintomas como tristeza profunda, baixa energia, desesperança, perda de interesse em atividades que antes davam prazer, etc.
Alguns fatores que podem influenciam no desenvolvimento de depressão são o estresse, ansiedade, luto, perda de emprego, instabilidade econômica, etc. A depressão grave pode fazer com que a pessoa perca o desejo de viver, tanto que mais de 40% dos casos de suicídio estão ligados a quadros depressivos.
2. Dismorfia muscular
A dismorfia muscular é uma síndrome que faz com que as pessoas acreditem que possuem músculos subdesenvolvidos. Para reverter essa condição, elas passam a abusar de suplementos e passar tempo demasiado na academia. Essa distorção de imagem acontece cerca de 4 vezes mais em homens do que mulheres. Vale destacar que aproximadamente 55% dos jovens que se sentem insatisfeitos com os treinamentos e a imagem corporal integram o grupo de risco para o desenvolvimento de dismorfia muscular.
3. Tricotilomania
Quem tem a tricotilomania sofre com um transtorno caracterizado pelo hábito anormal de arrancar pelos do próprio corpo, principalmente cabelo, pernas e axilas. Por conseguinte, formam-se áreas com ausência de pelos, criando manchas de calvície. Alguns indícios científicos sugerem que a tricotilomania tem origem genética, sendo um transtorno 2 vezes mais incidente em mulheres. Cumpre salientar que o estresse severo é um dos fatores de risco para seu surgimento.
4. Autolesão
O transtorno de autolesão, como o próprio nome indica, é um distúrbio que acomete pessoas que provocam danos físicos em si mesmas, mas não possuem intenções suicidas. Na autolesão, a tendência é que o indivíduo provoque ferimentos intencionalmente para reprimir emoções fortes. Vale lembrar que esse problema se manifesta com frequência em indivíduos que passaram por violência, como, por exemplo, minorias sociais, veteranos de guerra e detentos.
5. Transtornos alimentares
Transtornos alimentares, como bulimia e anorexia, têm aumentado na atualidade. Pesquisas recentes apontam que a anorexia atinge atualmente cerca de 1% da populaçãofeminina mundial e a bulimia chega a quase 5%. Trata-se de transtornos psiquiátricos crônicos pela complexa interação de fatores genéticos, psicológicos e sociais, que levam a hábitos alimentares disfuncionais, como período prolongado em jejum, uso indiscriminado de laxantes, provocação de vômito, etc.
6. Ansiedade
A ansiedade não poderia ficar de fora da lista de transtornos mentais da atualidade. Hoje o Brasil é o país com a maior taxa de ansiedade do mundo, sendo que 24% da população brasileira sofre com esse problema. Entre os principais sintomas estão o medo, nervosismo, dificuldade de dormir, problemas de concentração, sudorese excessiva, taquicardia, tremores e irritabilidade.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
psiquiatra em Goiânia!