Nunca se falou tanto em doenças emocionais ou psicossomáticas como nos dias atuais. Infelizmente esses distúrbios têm atingido cada vez mais pessoas, independentemente de idade, classe social, gênero ou etnia.
Para que você tenha uma ideia, mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com esses transtornos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, por exemplo, a depressão já atingiu cerca de 12 milhões de brasileiros e o país agora é considerado o mais deprimido da América Latina.
Também é do Brasil o título de país mais ansioso do mundo. Ou seja, a rotina estressante, aliada aos traumas, à genética, às doenças graves, ao uso de medicamentos e ao abuso de entorpecentes e álcool, principalmente, tem alterado o ritmo de vida dos indivíduos, levando-os à condição de pressão e dores.
Por isso, neste artigo, apresento os sintomas físicos provocados por essas patologias. Assim fica mais fácil de você identificá-los e buscar ajuda em tempo hábil. Quer ficar por dentro? Então leia até o final!
O que são doenças psicossomáticas?
No grego, “psique” quer dizer alma e “soma” significa corpo, logo a palavra psicossomático é formada pela junção desses 2 termos. Então, a partir daí podemos concluir que essas enfermidades iniciam na mente e geram consequências físicas. Afinal de contas, elas estão relacionadas com os pensamentos, as emoções e os sentimentos.Quais sãos os principais sintomas físicos de doenças emocionais?
As doenças emocionais geralmente se manifestam por meio da falta de concentração, da irritabilidade, do estresse, da ansiedade, já que esses são os principais sinais. No entanto, fisicamente isso pode ser percebido por meio de dores de cabeça constantes, taquicardia, falta de ar, insônia, queda de cabelo ou tensão muscular. Além desses sintomas, também é comum:- imunidade baixa;
- boca seca;
- enjoos;
- dores no estômago;
- cansaço extremo;
- nó na garganta;
- manchas na pele;
- tremores;
- dor no peito;
- suor excessivo.