People support each other in a rehab session

7 Mitos sobre saúde mental

A saúde mental é uma área que mistura mitos, estigma, preconceitos e ideias equivocadas. 

Embora haja uma evolução nesse sentido, há muito ainda a fazer, para que as pessoas que sofrem com transtornos mentais, recebam os cuidados adequados e não se envergonhem de pedir ajuda.

O estigma em cima dos transtornos mentais, como depressão e ansiedade, faz com que as pessoas acreditem em ideias erradas.

Opiniões superficiais negativas estimulam mentiras sobre essas patologias e deixam esses pacientes cada vez mais isolados.

Para mitigar qualquer tipo de preconceito ou pensamentos equivocados, neste artigo, você vai conferir 7 mitos sobre saúde mental. Confira!

1-Problemas de saúde mental são incomuns- Mito

Em 2001, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que “1 em cada 4 pessoas no mundo será afetada por transtornos mentais ou neurológicos em algum momento de suas vidas”.

Atualmente, 450 milhões de pessoas vivem nessas condições. Como explica a OMS, os transtornos mentais estão “entre as principais causas de problemas de saúde e deficiências em todo o mundo”.

Um dos transtornos mentais mais comuns é a depressão, afetando mais de 264 milhões de pessoas em todo o mundo em 2017. Um estudo mais recente, que se concentra nos Estados Unidos, conclui que o número de adultos com depressão triplicou durante a pandemia.

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG), outro transtorno mental comum, afeta cerca de 6,8 milhões de adultos nos Estados Unidos, o que equivale a mais de 3 em cada 100 pessoas

2- Transtornos mentais são sinônimo de loucura- Mito

As significações da loucura mudaram ao longo da história. A loucura ou insanidade é segundo a psicologia  uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados ” anormais” em um contexto de uma sociedade ou a realização de coisas sem sentido. Na verdade é resultado de algum transtorno mental. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas.

  As pessoas não devem se envergonhar de problemas psicológicos, pois nada mais são do que problemas médicos, como diabetes ou doenças cardíacas, por exemplo. 

Quem possui algum tipo de transtorno mental tem uma doença psiquiátrica, não é fraco e muito menos louco, apenas está doente e necessita de tratamento. 

Além disso, a imensa maioria dos indivíduos que possuem algum tipo de transtorno mental e têm acompanhamento médico conseguem viver suas vidas normalmente.

3- Tristeza e depressão são a mesma coisa – Mito

Tristeza e depressão são coisas diferentes. A tristeza é um sentimento que afeta todos nós quando passamos por diversas situações difíceis, como a perda de um familiar ou de alguém querido, problemas de relacionamento, com filhos, trabalho, etc.

Já a depressão é um conjunto de sintomas que, além do sentimento de tristeza, envolve sintomas cognitivos (dificuldade de concentração e perda de memória), alterações de funções vitais (perda do apetite e do sono), diminuição da capacidade de sentir prazer, falta de motivação, entre outros. Comprometendo suas atividades laborais e sociais.

4- Quem tem síndrome de pânico não sai de casa

A síndrome do pânico é definida pelo “modo de ter medo” e isso pode impactar a saúde mental, fazendo com que o indivíduo adote medidas extremamente defensivas para se proteger dessas “ameaças”.

5- Todos os medicamentos psiquiátricos viciam- Mito

Nos últimos anos, a medicina evolui muito, assim como os investimentos em novos medicamentos, muito mais eficientes, que não viciam e não deixam a pessoa “dopada”, causando poucos efeitos colaterais. Cada pessoa reage de uma forma com as medicações, o desafio do profissional é encontrar a medicação para cada caso e ajustar a dose que é individualizada para cada um. O importante é ter um profissional que acompanhe todo o tratamento evitando o uso inadequado tanto na dosagem quanto no tempo.

6- Ter um transtorno mental é sinônimo de fraqueza – Mito

Ter um transtorno mental está longe de ser é sinal de fraqueza, nem de falha de caráter, falta de fé, mas, sim, um conjunto de fatores internos e externos. É uma somatória onde se incluem predisposição genética, alterações clínicas e ambientais ao longo da vida, eventos estressores atuais ou prévios e alterações neuroquímicas cerebrais. Normalmente, é resultado de muito tentar ser forte, resistir, de esperar que a situação se resolva por muito tempo.

7- Psiquiatras só atendem os casos graves – Mito

Os psiquiatras diagnosticam e tratam pacientes com transtornos mentais, desde aqueles que se manifestam de forma sutil quanto os casos de sofrimento emocional intenso.

Portanto, qualquer pessoa que comece a perceber que alterações em seus pensamentos, emoções e comportamentos estão prejudicando sua vida profissional, relacionamentos ou profissional deve procurar esse especialista. O tratamento precoce, além de mais eficaz, evita que os problemas se agravem e tenham consequências mais sérias.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe