Há alguns meses, tudo que você queria era um pouco de tempo para colocar a sua vida em ordem e se livrar da culpa de não dar a devida atenção aos seus filhos, amigos e familiares, não é mesmo?
Então, eis que surge a pandemia. Agora você está em casa. Porém, ainda assim, tudo aquilo que gostaria de realizar ainda parece muito distante. E por mais que você se esforce, não é o suficiente.
Afinal, você está trabalhando home office, por que não consegue dar conta de tudo? Se esse sentimento de culpa te acompanha, saiba que esse problema não é exclusivo seu. Que tal se cobrar menos?
Lidando com a culpa pela produtividade pós-pandemia
Você sempre foi cobrado a entregar o máximo no menor tempo possível, a fazer o seu melhor com poucos recursos, ou seja, a trabalhar com o que tem. Por esse motivo, o fato de estar em casa não mudaria isso.
Mas não estamos falando necessariamente de trabalho, a necessidade de cumprir tarefas vai um pouco além, como manter a casa organizada, fazer exercícios físicos, manter uma boa alimentação e cuidar dos filhos, por exemplo.
De forma geral, o que você considera um dia produtivo pode ser diferente do que outras pessoas consideram.
O sentimento de culpabilidade e a sensação de não estar fazendo o melhor aparece no momento em que você tenta alcançar esses supostos parâmetros de produtividade por você estabelecidos e por algum motivo não consegue.
Embora a vida esteja começando a voltar à normalidade, ainda estamos no meio de uma pandemia, e com ela o agravamento da crise econômica (salários reduzidos, desemprego, sobrecarga de trabalho) e além disso, precisamos lidar com as relações familiares e o acúmulo de tarefas domésticas.
Tudo isso somado, são elementos mais do que suficientes para nos sentirmos ainda mais pressionados.
Veja, a seguir, algumas dicas para lidar com a culpa pela produtividade pós-pandemia:
Se cobre menos
Primeiramente, você precisa entender que possui limites que precisam ser respeitados. Aceite as suas vulnerabilidades. Todos nós temos limitações e, falhar em algum momento é perfeitamente aceitável.
Faça o seu melhor
Ser produtivo não é necessariamente cumprir totalmente todas as tarefas propostas, mas sim se empenhar ao máximo para realizá-las. Esse pode ser um bom ponto de partida para reorganizar sua rotina.
Entregue o que for possível
Faça o máximo possível dentro do prazo estabelecido, mesmo que nem tudo saia da forma como imaginava.
Você já deve ter ouvido falar naquela famosa frase baseada na afirmação do general americano George Patton, durante a segunda guerra mundial que “o feito é melhor que o perfeito”, então, é mais ou menos isso.
Ninguém é infalível
Aceite que nem sempre suas expectativas serão atingidas. Aqui vale lembrar do óbvio, até aqui sobrevivemos a uma tragédia de proporções mundial.
Somos seres humanos, falhos e limitados, porém, o importante é continuar tentando sempre.
Use as redes sociais para te fazer bem
Ver seus amigos de rede social compartilhando mais uma vitória, como o diploma de mais um curso concluído ou de mais um dia de treino cumprido, eleva a sua auto estima ou aumenta a sua culpa por não estar conseguindo lidar muito bem com a produtividade pós-pandemia?
Aprenda a filtrar o que levanta o seu astral e não se deixe levar pelas aparências. Afinal, dificilmente alguém vai publicar vídeos ou fotos de um dia ruim. Portanto, não deixe a culpa atrapalhar ainda mais a sua produtividade no dia a dia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!