Saúde mental

5 hábitos que podem prejudicar a saúde mental

Conforme o tempo passa e vamos amadurecendo, vamos adquirindo também novos hábitos que se internalizam. No entanto, muitos desses hábitos podem acabar sendo bastante prejudiciais para a nossa saúde mental, sem que a gente sequer perceba.

Tristeza, frustrações, ansiedade, fases depressivas, estresse. Nem sempre há razões óbvias por trás deles, muitas vezes são apenas pequenos hábitos que se infiltram na nossa rotina e acabam desencadeando alguns desses sintomas.

A observação e o conhecimento são as duas melhores formas para notarmos esses hábitos, os seus efeitos em nossa mente e também de como encontrar soluções para mudá-los o mais rápido possível.

Sendo assim, descubra nesse artigo quais são os 5 principais hábitos que podem prejudicar a sua saúde mental.

1. Procrastinação

Procrastinar é, basicamente, o ato de evitar tarefas estressantes, mas que são importantes e precisam ser feitas, e optar por fazer aquelas que são mais agradáveis e não tão importantes no momento.

De certo modo, esse é um comportamento normal, no sentido de priorizar determinadas atividades, mas em outros casos, principalmente quando isso se torna muito frequente, chega a ser bastante prejudicial para a saúde mental.

Isso porque, a procrastinação o deixará estressado, uma vez que ela fará com que você sinta um peso na consciência por não ter feito o que deveria, o que também leva a ansiedade e consequentemente a outros problemas que afetam o seu emocional.

2. Manter relacionamentos tóxicos

Esse tipo de relacionamento pode afetar bastante as nossas emoções que, por sua vez, podem levar até a quadros de ansiedade e depressão. Sendo assim, devemos ter o discernimento para saber reconhecer quais relacionamentos são saudáveis ou não. 

Não importa se é um relacionamento amoroso, com familiares ou com amigos, todos eles possuem o mesmo peso e trazem as mesmas consequências negativas.

Sendo assim, procure se afastar de toda pessoa que lhe faça sentir inferior, tente lhe controlar, determinar o que pode ou não fazer e que não lhe valorize.

3. Redes sociais em excesso

Essa é uma questão bastante preocupante, principalmente em relação aos jovens, pois as redes sociais proporcionam uma constante conexão com o outro, onde cada um mostra o “seu mundo”.

Isso, no entanto, pode acabar gerando uma grande frustração, uma vez que a rede mostra uma realidade totalmente distorcida onde tudo parece perfeito, o que nem sempre é verdade.

Portanto, evite passar muito tempo nas redes sociais e entenda que a “vida perfeita” que a maioria das pessoas exibem não é verdadeira. Elas são pessoas assim como você e também possuem problemas, só não os mostram.

4. Enxergar problemas em tudo

Não tem nada errado em ser crítico, mas enxergar problema em absolutamente tudo é um hábito bastante prejudicial à nossa mente.

Portanto, seja realista e tente enxergar os prós e os contras de cada situação antes de agir e não fique remoendo os problemas.

5. Não se exercitar

Existe um vínculo claro entre a prática de atividades físicas e o bem-estar mental. Isso porque, quando nos exercitamos o cérebro ativa a serotonina e endorfina, que são hormônios que melhoram o humor e trazem uma sensação de prazer.

Além disso, alguns estudos já comprovaram que a falta de atividades físicas pode causar depressão e também aumenta o risco da pessoa adoecer em até duas vezes.

Portanto, tente incluir uma rotina de exercícios no seu dia a dia, seja praticando algum esporte, frequentando a academia ou caminhando pela manhã, pois isso certamente trará benefícios para a sua saúde mental.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe