É normal as pessoas terem dúvidas sobre qual especialista procurar quando querem tratar da saúde mental. Psiquiatra, psicanalista e psicólogo são três tipos de profissionais que tratam da mente humana (transtornos mentais), entretanto, são diferentes em alguns aspectos e têm condutas distintas.
Porém, as três especialidades podem trabalhar em conjunto no acompanhamento ou no tratamento de um paciente.
Cada uma dessas profissões, procura garantir uma melhor qualidade de vida e uma saúde melhor ao paciente, dentro da sua área de atuação e com o seu método de trabalho (tratamento).
Por esse motivo, é fundamental conhecer cada uma dessas especialidades para saber exatamente qual profissional procurar.
Psicólogo, psiquiatra, e psicanalista
Veja, a seguir, as principais diferenças entre as três profissões:
Psicólogo
Para se tornar um psicólogo é necessário concluir a graduação no curso de Psicologia, no qual deve-se estudar por cerca de cinco anos, após o término, o profissional deve ter seu registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP), para que possa assim exercer a sua profissão.
Essa área se ocupa de psicodiagnósticos e psicoterapias. O psicodiagnóstico é feito por meio de entrevistas e realizações de alguns testes com o paciente, sendo diferente do diagnóstico médico, por ser uma técnica exclusiva do psicólogo, inclusive os psiquiatras não podem utilizá-las.
Vale ressaltar, que o psicólogo não é um médico e, por esse motivo, não pode receitar nenhum tipo de medicamento aos seus pacientes.
Quando ele percebe que o paciente necessita de medicamentos, como antidepressivos, por exemplo, ele o encaminha ao especialista em psiquiatria.
Os psicólogos trabalham com a interferência psicológica, que geralmente é por meio de diálogo, aconselhamento e orientação. Uma das principais aptidões do profissional da área de psicologia é saber ouvir os seus pacientes.
Hoje, o campo de atuação de um psicólogo é mais amplo, podendo atuar em equipes esportivas, empresas, escolas, hospitais e clínicas.
Em grande parte das vezes, os seus serviços são requisitados para atender pessoas que estão atravessando algum tipo de transtorno comportamental, como luto, crises emocionais, problemas no relacionamento, no trabalho, fobia, depressão, entre outros.
O tratamento de um paciente com um psicólogo costuma ser longo, uma vez que que objetivo é estimular a capacidade das pessoas de compreenderem as razões do que acontece com elas e de que forma isso afeta os seus comportamentos na rotina do dia a dia.
Psicanalista
A psicanálise surgiu através dos estudos e investigações do médico neurologista Sigmund Freud, no século XX, com o intuito de entender o funcionamento da mente humana, sobretudo, dos que possuíam algum distúrbio mental.
O psicanalista usa exclusivamente o diálogo para buscar a cura para os distúrbios físicos e mentais do paciente.
Para ser um psicanalista é necessário ter concluído alguma outra graduação anteriormente. O curso de psicanálise, bem requisitado por psiquiatras e psicólogos, dependendo da instituição de ensino, tem duração de um a três anos.
Normalmente, os psicanalistas, são psicólogos que se especializam nessa área. Porém, é bastante comum ter médicos que também são psicanalistas e psiquiatras, e nesse caso, eles podem receitar medicamentos.
Vale ressaltar, que para ser um psicanalista, não é preciso ser formado em medicina ou psicologia.
O profissional da área de psicanálise pode ter graduação em outras áreas diferentes das que tratam da saúde da mente humana.
O psicanalista utiliza materiais inconscientes do próprio paciente para ajudar na sua recuperação. Alguns profissionais fazem uso da técnica da regressão, que estimula o paciente a buscar na mente o momento exato da sua vida que possa ter dado início a essas emoções negativas.
Psiquiatra
Entre os três profissionais, o psiquiatra é o único que de fato é médico. Ele é um profissional que se formou em medicina e depois se especializou em psiquiatria. O período para que esse profissional conclua a sua formação é de nove ou dez anos.
Durante o período de especialização, ele passa pelos setores de emergência, clínicas médicas, neurologia entre outras, para que possa aprender na prática, como estudar e cuidar do paciente.
O psiquiatra possui um trabalho mais completo, uma vez que esse profissional tem conhecimento em psicofarmacologia e neurologia e, por esse motivo, é capaz de compreender a parte biológica do problema exposto pelo paciente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!