Despersonalização

Despersonalização: causas, sintomas e tratamentos

O chamado transtorno de despersonalização é caracterizado por uma condição mental que passou a ser denominada de transtorno de despersonalização-desrealização na atualidade. A revisão do nome tem como base dois principais problemas apresentados pelas pessoas que sofrem com a condição:

  • Despersonalização: afeta a maneira como a pessoa se relaciona com ela mesma, podendo fazer com que sinta que não é real.
  • Desrealização: diz respeito a como a pessoa se relaciona com outras pessoas e coisas. Em algumas situações, pode fazer com que o indivíduo tenha a sensação de que as outras pessoas, coisas e o ambiente no qual está não são reais.

Esses quadros, juntos, levam a pessoa a se sentir desconectada e distanciada de si mesma e do mundo que a cerca.

É interessante observar que qualquer indivíduo pode ter tais sensações em algum momento. Entretanto, quem tem despersonalização convive com esses sentimentos por longos períodos de tempo, sendo que até as atividades do dia a dia podem ser prejudicadas.

Continue lendo e saiba mais sobre a despersonalização, seus sintomas e tratamentos.

Principais sintomas

Podemos dividir os sintomas em duas categorias. Aqueles relacionados à despersonalização e os próprios da desrealização. Lembrando que a pessoa pode apresentar apenas um lado dos sintomas ou uma mistura de ambos.

Entre os sintomas da despersonalização temos:

  • sensação de que está fora do corpo, como se estivesse observando tudo de cima para baixo;
  • dormência física e mental, como se os sentidos estivessem desligados;
  • sensação de separação, como se ele mesmo não fosse real;
  • sentimentos de falta de controle, por exemplo, a sensação de não dominar o que diz ou faz;
  • ideia de que partes do corpo estão no tamanho errado.

No caso da desrealização os sintomas incluem:

  • dificuldade em reconhecer ambientes ou ter a percepção de nebulosidade, como se estivesse vivendo um sonho;
  • sensação de que existe uma parede de vidro que a separa do mundo. A pessoa consegue ver o que está do outro lado, mas algo a impede de se conectar;
  • ideia distorcida de tempo, por exemplo, eventos mais recentes parecem ser muito antigos, enquanto aqueles do passado parecem ter ocorrido mais recentemente.
  • experiência de irrealidade quando as coisas e o próprio ambiente parecem muito grandes ou pequenos, muito perto ou longe, plano ou embaçado e até mesmo a sensação de que não existe.

Tratamentos disponíveis

O tratamento voltado para o transtorno de despersonalização-desrealização é sempre feito de forma direcionada e individual. Sendo que muitas pessoas conseguem um sucesso muito bom se recuperando por completo da condição.

A terapia possui um papel muito importante no processo de tratamento, especialmente a terapia cognitivo-comportamental, que ajuda o paciente a aprender como bloquear pensamentos obsessivos relacionados ao sentimento de que as coisas não são reais.

Medicamentos também podem ser usados. Hoje, já existem fórmulas específicas para o tratamento do transtorno de despersonalização-desrealização. Porém, é importante manter o cronograma de acompanhamento médico para que o profissional possa verificar qualquer mudança no paciente.

Por fim, o apoio familiar é muito importante. Muitas vezes, no decorrer do processo, o paciente pode se sentir desanimado e acabar desistindo. O suporte familiar pode fazer toda a diferença nesse sentido.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe