transtorno de ansiedade

Quais os principais sinais do Transtorno de Ansiedade?

A ansiedade é um sintoma importante e benéfico que nos ajuda a lidar com os desafios do cotidiano. Entretanto, alguns casos de ansiedade podem causar danos físicos e emocionais e tornarem-se patológicos, gerando o transtorno de ansiedade.

Sinais de transtorno de ansiedade

Veja, abaixo, os principais sinais de transtorno de ansiedade:

Problemas de sono

A perda da qualidade do sono está ligada a inúmeras condições patológicas. No transtorno de ansiedade, a perda de sono constante acontece devido às preocupações frequentes com problemas específicos ou até mesmo sem motivos aparentes.

Preocupação em excesso

A preocupação em excesso é caracterizada por pensamentos persistentes ansiosos ao longo do dia, por questões de pequena ou grande preocupação, com uma recorrência considerável e que acontecem há, pelo menos, seis meses.

Esses pensamentos ansiosos acabam influenciando na qualidade das tarefas comuns realizadas, causando prejuízos físicos significativos, como a fadiga.

Tensão muscular

Os muitos transtornos de ansiedade podem ter como sintoma físico a tensão muscular em várias partes do corpo, podendo ser insistente, ainda que nem sempre seja notado pela pessoa.

Medos irracionais

Alguns medos torna-se insensatos e evidenciam a presença da ansiedade como sintoma patológico quando são muito opressivos, fortes, desproporcionais ao seu risco real ou aos danos causados à pessoa.

Indigestão crônica

Os problemas digestivos crônicos, são outros sintomas indicativos de distúrbio de ansiedade, como a síndrome do intestino irritável (IBS), que se caracteriza por dores no estômago, gases, cólicas, constipação e diarréia.

Entretanto, nem toda IBS está ligada à ansiedade. No entanto, além de poderem acontecer de forma conjunta, a IBS pode potencializar-se quando a ansiedade existe.

Medo de falar em público

Ser o centro das atenções pode causar medo e aflição, porém, se o medo de falar em público é muito grande, constante e recorrente, a ponto de não nunca ser aliviado, nem mesmo com treinamento, ele pode representar uma forma de ansiedade.

Entretanto, esse não é o único indício que pode caracterizar esse tipo de transtorno, chamado de ansiedade social.

Muitas outras situações que exijam algum tipo de contato social (como por exemplo, como conversar com pessoas desconhecidas em lugares públicos) também, podem compor esse transtorno.

Em todas essas circunstâncias, sintomas físicos podem acontecer, como tremores, náuseas e sudorese.

Pânico

Ataques de pânico são uma mistura de sintomas que podem acontecer em situações diversas. 

Neles, há presença de situações de medo repentinas que podem acontecer por alguns minutos e virem acompanhados por sintomas como mão frias, aceleramento cardíaco, fraqueza, aperto no peito e na garganta e dores no estômago.

De igual modo à ansiedade social, o ataque de pânico não necessariamente tem ligação com algum distúrbio de ansiedade, mas se recorrente pode levar ao diagnóstico de transtorno do pânico, um dos tipos de transtorno de ansiedade.

Perfeccionismo

Pensamentos perfeccionistas e obsessivos podem compatibilizar com sintomas de ansiedade. O pensamento obsessivo pode ser notado em diversas situações: quando a pessoa se julga e se cobra continuamente, quando mostra ansiedade antecipadora (medo de infringir regras ou errar).

Ou até mesmo quando age de forma obsessiva diante de algumas circunstâncias, como incomodar-se demasiadamente com o simples fato de sujar as mãos ou de não sair de casa se não achar que a roupa está perfeita, entre outras.

Comportamento compulsivo

O TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), também representa um distúrbio associado à ansiedade. 

Nesse caso, pensamentos intrusivos e obsessivos devem vir juntos de comportamentos mental compulsivo (dizer a si próprio, repetida vezes, a mesma frase) ou físico (lavar as mãos a todo momento, por exemplo).

Sendo assim, esses tipos de comportamentos acabam controlando o cotidiano do indivíduo, causando esse tipo de transtorno de ansiedade, o prejudicando na vida social, profissional e pessoal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe