Saúde mental

4 hábitos para adotar e ter uma boa saúde mental



A saúde mental, apesar de não receber os cuidados necessários de grande parte da população, é um fator extremamente importante na vida de todos, pois uma pessoa mentalmente saudável é dotada de um bem-estar que lhe permite gerenciar e controlar todas as suas emoções.

Pois ela está diretamente relacionada com a forma que reagimos a determinadas situações do dia a dia e a maneira que lidamos com nossos desejos, ambições, frustrações, alegrias, tristezas, entre outros sentimentos.

No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas que sofrem com problemas mentais está aumentando cada vez mais, o maior deles é a depressão que afeta 300 milhões de pessoas.

Portanto, para evitar qualquer tipo de transtorno e manter o bem-estar, veja a seguir alguns hábitos para adotar e ter uma boa saúde mental.

Se exercite regularmente

A prática de exercícios físicos possui relação direta com a manutenção da saúde mental, pois se for realizada de maneira regular, essa atividade proporciona inúmeros benefícios para a mente, como por exemplo o aumento na produção de endorfina.

Popularmente conhecida como o hormônio da felicidade, a endorfina é responsável pela sensação de prazer e bem-estar, ou seja, esse neurotransmissor é um grande aliado da mente.

Além disso, a atividade física recorrente melhora o foco, a memória, a capacidade de concentração e diminui o estresse.

Tenha boas noites de sono

Segundo especialistas, dormir poucas horas por dia ou ter interrupções durante o sono afeta os hormônios de estresse, o que pode acabar prejudicando a saúde mental.

Portanto, para garantir um sono de qualidade, é necessário dormir pelo menos de 8 a 9 horas por dia, esse hábito poderá resolver um grande número de problemas psicológicos e emocionais.

No entanto, vale ressaltar que dormir por mais de 9 horas é considerado excesso e trará resultados negativos.

Não use as redes sociais excessivamente 

A utilização excessiva da tecnologia e das redes sociais pode ocasionar mudanças comportamentais e fomentar o aumento da ansiedade, além de também levar muitas pessoas à depressão.

Um dos motivos que podem desencadear esses problemas mentais, é que muitas vezes a rede social passa a falsa sensação de que as outras pessoas possuem uma vida muito mais movimentada e interessante do que a nossa.

Além disso, a obsessão por curtidas e ostentação são características comportamentais marcantes das redes sociais, e isso frequentemente pode exercer uma grande influência no psicológico das pessoas e acabar causando problemas.

Pratique meditação 

Diversos estudos já comprovaram que o hábito de praticar meditação resulta em efeitos positivos que ajudam a enfrentar o estresse.

Ela consiste, basicamente, em aprender a desenvolver a capacidade de concentração em determinada situação. 

Uma das técnicas é ficar por cerca de 10 minutos em um local silencioso ou com uma música tranquilizadora, e buscar se concentrar apenas na sua respiração.

Dessa maneira, o indivíduo garantirá uma boa saúde mental e será capaz de otimizar consideravelmente a sua capacidade de concentração, além de desenvolver a habilidade de acalmar os seus pensamentos, ficando livre de preocupações em momentos inoportunos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!



O que deseja encontrar?

Compartilhe