Making profile. Young frustrated man solving his mental problems while having therapy session with psychologist

Hipocondria: o que é transtorno de ansiedade e doença?

Hipocondria: o que é transtorno de ansiedade de doença?

O transtorno de ansiedade de doença, antes chamado de forma pejorativa de hipocondria, pode ser definido como preocupação exagerada ou medo excessivo de desenvolver algum tipo de doença grave.

Normalmente, esse tipo de transtorno começa a se desenvolver no início da idade adulta e pode acometer homens e mulheres.

Os medos do paciente resultam de uma interpretação totalmente equivocada de sintomas físicos não patológicos ou funções normais do corpo, como sudorese e palpitação, por exemplo.

Essas interpretações errôneas fazem com que o indivíduo sinta-se demasiadamente angustiado, tornando-se incapaz de exercer suas atividades do dia a dia.

Consequentemente, seus relacionamentos pessoais e seu desempenho profissional são prejudicados.

No artigo de hoje, você vai entender o que é e como tratar o transtorno de ansiedade de doença. Boa leitura!

Sintomas do transtorno de ansiedade de doença

• Confira abaixo os principais sintomas desse transtorno:
  • Preocupação com ter ou contrair uma doença grave.
  • Sintomas somáticos não estão presentes ou, se estiverem, são de intensidade apenas leve. Se uma outra condição médica está presente ou há risco elevado de desenvolver uma condição médica, a preocupaç~pa é claramente excessiva ou desproporcional.
  • Há alto nível de ansiedade com relação a saúde, e o indivíduo é facilmente alarmado a respeito do estado de saúde pessoal.
  • O indivíduo tem comportamento excessivo relacionado à saúde( verificações repetidas do corpo procurando por sinais de doença) ou exibe evitação mal-adaptativa( evita consultas médicas e hospitais).
  • Preocupação relacionada a doença presente há pelo menos seis meses, mas a doença específica que é temida pode mudar nesse período.

Subtipos

• Tipo busca de cuidado: O cuidado médico, incluindo consultas ao médico ou realização de exames e procedimentos, é utilizado com frequência.
  • Tipo evitação de cuidado: O cuidado médico raramente é utilizado. Evita médicos, consultas e hospitais.

Diagnóstico

O diagnóstico clínico é feito  com base nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, que está em sua 5ª edição.

A preocupação com a ideia de estar doente é acompanhada de por uma ansiedade substancial com relação saúde e doença. Pessoas com transtorno de ansiedade de doença tornam-se facilmente assustadas por doenças, como o saber que alguém ficou doente ou ao ler uma reportagem relacionada à saúde. As tentativas do clínico de tranquilizar o indivíduo e aliviar os sintomas geralmente não ajudam a diminuir as preocupações e podem aumentá-las. As preocupações com a saúde assumem uma posição de destaque na vida da pessoa, afetando atividades cotidianas e até mesmo resultando em invalidez.

A doença torna-se um aspecto central na identidade e na autoimagem da pessoa, um assunto frequente em conversas sociais e uma resposta característica a eventos estressantes da vida. Indivíduos costumam examinar-se repetidamente. Pesquisam por doenças excessivamente e buscam constantemente o apoio e a tranquilização de familiares, amigos e médico.

Após passar por rigorosa avaliação médica, o parecer é dado quando os sintomas (se houver) e medos perduram por um período de seis meses ou mais.

Tratamento

Entre os tipos de tratamento para controlar o transtorno de ansiedade de doença, estão:

Uso de inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs)

A serotonina é uma substância química produzida pelo nosso corpo que atua como um neurotransmissor, afetando grande parte das funções cerebrais.

Por esse motivo, ela é chamada de “hormônio do prazer” e, também, de “hormônio do humor”.

Os ISRSs impedem a sua recaptação, o que aumenta os seus níveis entre os neurônios. Dessa maneira, a serotonina permanece por um tempo maior disponível, melhorando o humor dos pacientes.

Esses fármacos são usados no tratamento de diferentes tipos de transtorno de ansiedade, transtorno de personalidade e tipos de depressão.

Terapia comportamental (TC)

De modo geral, terapia é o nome que se dá a psicoterapia: psico (mente) + terapia (cuidar). Já a terapia comportamental (TC) é uma vertente moderna na psicologia e normalmente está relacionada à terapia cognitiva.

Na TC, o terapeuta especializado reconhece os comportamentos desequilibrados do paciente, ou seja, suas ações que ocasionam sofrimento ou problema de saúde.

Com isso, o terapeuta possibilita que o paciente tenha uma consciência maior sobre si mesmo, o que viabiliza um controle maior sobres seus hábitos e, dessa maneira, ele pode criar comportamentos mais equilibrados.

Vale ressaltar que, para o êxito de qualquer tratamento, incluindo o tratamento da hipocondria, é de suma importância contar com o suporte de um profissional qualificado e que seja criado um vínculo consistente entre médico e paciente.