depressão

Depressão: sintomas, causas e tratamentos

A depressão é uma doença  grave que ainda é frequentemente subestimada ou tratada como um tabu nos dia de hoje. As pessoas que sofrem com esta doença sentem-se que perdem seus interesses, sempre estão exaustos e com sensação de impotência. A condição persiste por muito tempo e geralmente não melhora sozinha, sem tratamento.

Três principais sintomas da depressão

Humor deprimido: São classificadas como portadoras da doença as pessoas que sofrem muito e tem um humor depressivo de forma ininterrupta, severa e que dure pelo menos duas semanas.

Vazio interno e perda de interesses: outra característica é que a pessoa afetada não sente nem alegria ou outros sentimentos. Internamente, se  sente vazia e emotiva. O interesse em contatos sociais, trabalho e hobbies é perdido. A tentativa de encorajamento pelos companheiros e familiares não tem efeito. Até mesmo experiências positivas não melhoram o humor. Tudo parece sem esperança para eles, então alguns acabam por perder a vontade de viver.

Desatenção e cansaço: lidar com tarefas cotidianas é difícil ou mesmo impossível para pessoas deprimidas. Eles se sentem cansado mental e fisicamente o tempo inteiro. Até levantar-se pela manhã torna-se um desafio, de modo que algumas pessoas não saem da cama. O cansaço se torna normal.

Como reconhecer a depressão?Principais sintomas

Geralmente, é preciso estar atento às mudanças de comportamento, menor participação em reuniões e encontros sociais, perda significativa do humor e da alegria. Às vezes, especialmente nos homens, ela também se manifesta em agressividade ou consumo excessivo de álcool.

Principais sintomas

• Alterações do peso, ganho ou perdas intencionais;
  • Sentimentos de culpa, inutilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Insonia ou sonolência  excessiva;
  • Baixa autoestima;
  • Alteração de libido;
  • Perda de vontade de viver;
  • Alterações de memória
  • Cansaço, perda de energia constante;
  • Apatia ou agitação

Ao notar sinais em si mesmo, membros da família ou amigos, procure ajuda o mais rápido possível, principalmente se os sintomas persistirem por mais de duas semanas ou piorarem.

Causas conhecidas

Basicamente, no cérebro de um depressivo o equilíbrio de neurotransmissores, tais como serotonina, noradrenalina, dopamina, foi alterado. Em muitos casos, uma predisposição para o desenvolvimento desse desequilíbrio hormonal no cérebro parece desempenhar um papel importante.

Nas mesmas circunstâncias, algumas pessoas ficam deprimidas, mas outras não. Essa predisposição pode ser herdada, mas às vezes surge apenas através de experiências e influências durante o desenvolvimento (as chamadas mudanças epigenéticas). Tais fatores desencadeantes incluem:

• Doenças graves como câncer;
  • Situações de perdas emocionais significativas, como a morte de um ente querido ou um divórcio;
  • estresse permanente no trabalho; sobrecarga mental;
  • solidão;
  • Baixa oferta de vitaminas, minerais e fitoquímicos;
  • factores hormonais tais, como uma glândula tiroide subativa, distúrbios da glândula supra-renal;
  • Gravidez ou depressão pós-parto.

Quais são os tipos de tratamento?

Esta é uma doença curativa, ou seja, necessita de tratamento. Por essa razão é muito importante pedir ajuda. A maioria de suas formas pode ser tratada com medicamentos específicos, terapia, entre outras possibilidades.

O aconselhamento ou terapia psicológica é um lugar seguro onde se pode conversar com um profissional qualificado. Ele poderá ajudar a entender e mudar comportamentos, pensamentos e / ou relacionamentos que contribuem para a depressão.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho com a psiquiatra em Goiânia!