alterações de humor

Alterações de humor: o que elas podem significar?

É normal ter dias em que você se sinta triste ou esteja muito feliz. Desde que suas mudanças de humor não interfiram na sua vida em um grau extremo, elas geralmente são consideradas saudáveis. Por outro lado, você pode ter uma condição médica se mudar de extremamente feliz para extremamente deprimido de forma regular. Assim, se você tem alterações de humor sérias e frequentes, deve informar seu médico sobre elas.

Alterações de humor causadas por problemas psicológicos

Algumas causas de mudanças rápidas no comportamento podem estar relacionadas à saúde mental, às alterações hormonais, ao uso de substâncias ou a outras condições de saúde. Inegavelmente, muitas condições de saúde mental podem causar alterações de humor que são chamadas de “transtornos do humor”, como:
  • Transtorno bipolar: a pessoa com esse transtorno apresentam emoções extremas. Assim, em um momento, ela está muito feliz e em outro, muito triste. Entretanto, essas alterações de humor geralmente ocorrem apenas algumas vezes ao ano, mesmo no transtorno bipolar de ciclagem rápida.
  • Distúrbio ciclotímico: o distúrbio ciclotímico, ou ciclotimia, é um distúrbio de humor moderado semelhante ao transtorno bipolar. Nele, a pessoa tem emoções que se alteram de forma menos severa do que no transtorno bipolar.
  • Depressão: o paciente experimenta extrema tristeza por um longo período de tempo.
  • Distimia: chamada de transtorno depressivo persistente (DCP), pois é uma forma crônica de depressão.
  • Distúrbios de personalidade: em certos transtornos de personalidade, o paciente pode experimentar mudanças rápidas de humor em um período relativamente curto de tempo.
  • Transtorno disruptivo da desregulação do humor: é tipicamente diagnosticado em crianças, que têm explosões que não estão de acordo com seu estágio de desenvolvimento.
As pessoas também podem experimentar mudanças de humor se tiverem outras condições de saúde mental, como esquizofrenia e transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Todas as condições de saúde mental são administráveis ​​com uso de medicamentos, mudanças de estilo de vida e psicoterapia.

Condições hormonais que provocam alterações de humor

Os hormônios também podem causar alterações de humor, pois alguns deles podem afetar a química do cérebro. Adolescentes e mulheres que estão grávidas ou passando pela menopausa podem experimentar alterações de humor devido às alterações hormonais associadas a essas fases do desenvolvimento do seu corpo.

Uso de substâncias também pode provocar alterações de humor

As pessoas podem experimentar mudanças de humor ao usar drogas ou beber álcool. O uso excessivo dessas substâncias pode levar ao vício, o que interfere seriamente no dia a dia. Transtornos por uso de substâncias podem ser difíceis tanto para a pessoa afetada quanto para seus familiares e pessoas próximas. Muitos programas estão disponíveis para ajudar no tratamento de transtornos por uso de substâncias.

Outras condições de saúde

Outras condições de saúde podem causar alterações de humor, como é o caso daquelas que afetam os pulmões, o sistema cardiovascular, o sistema nervoso central e a tireoide. Independentemente de o seu humor ocorrer devido a uma condição médica subjacente, existem fatores que podem desencadear o problema. Isso inclui:
  • estresse;
  • uma mudança significativa na vida;
  • alimentação e dieta;
  • hábitos de sono;
  • uso de certos medicamentos.
Se você está passando por mudanças de humor severas ou alterações de humor que causam extrema perturbação no comportamento típico, converse com seu médico. Ele pode ajudá-lo a determinar as causas da sua condição para encontrar o tratamento adequado. Você pode precisar de terapia profissional ou de utilizar medicamentos para aliviar essas mudanças de humor que alteram a vida. Mudanças simples no estilo de vida também podem ajudar.Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!