Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout: Entenda o Transtorno

Com um estilo de vida menos saudável e mais acelerado, o esgotamento físico e mental associado ao trabalho é um sintoma cada vez mais presente na população. A este quadro foi dado o nome de síndrome de burnout.Você já ouviu falar nele? Conhece alguém que esteja lidando com essa condição? Neste post, você entenderá tudo sobre o assunto.

O que é a síndrome de burnout?

Trata-se de um distúrbio emocional muito comum em pessoas que exerçam atividades profissionais sob muita pressão e responsabilidade, como por exemplo, médicos, enfermeiros, professores e policiais.Ainda, o termo burnout é a junção de duas palavras do inglês (“burn” e “out”) e que poderia ser traduzido como queimar algo até o fim. Assim, a síndrome é caracterizada pelo estado de estresse extremo e crônico.

Como é causada?

Também conhecida como a síndrome do esgotamento profissional, sua origem é resultado de uma rotina profissional excessivamente desgastante, que demanda muita competitividade e responsabilidade ou que faz com que o indivíduo se sinta incapacitado em cumprir.Além destas causas mais comuns, é possível que a síndrome seja provocada por longas jornadas de trabalho, pelo contato excessivo com o público, conflitos com colega de trabalho e fadiga.Apesar de serem questões presentes no dia a dia de muitas pessoas, o problema costuma ser desencadeado pelo acúmulo dos fatores.

Quais são os sintomas?

Embora a falta de desejo em levantar da cama para ir ao trabalho e o estresse sejam sintomas que possam ser percebidos em qualquer pessoa, ter estes sentimentos diariamente indica o início do transtorno. Além disso, o indivíduo pode apresentar:
  • falta diária de energia;
  • dor de cabeça constante;
  • insônia;
  • falta ou excesso de apetite;
  • convívio constante com sentimento de fracasso e insegurança;
  • isolamento social;
  • dificuldade em cumprir as tarefas de trabalho;
  • cansaço excessivo físico e mental;
  • falta de concentração;
  • alterações no humor;
  • dor muscular;
  • problemas gastrointestinais;
  • alterações nos batimentos cardíacos.
Na maioria dos casos, a intensidade desses sintomas aumenta com o passar dos dias. A recomendação é de que, na presença de algum deles, o indivíduo procure auxílio de um profissional.

Como é o tratamento?

Tanto o diagnóstico quanto o tratamento é feito por psicólogos ou psiquiatras. A alternativa mais eficaz para tratar a síndrome de burnout é a psicoterapia, um recurso terapêutico que costuma dar resultados em até três meses.Além disso, pode ser avaliada a necessidade do uso de antidepressivos ou de ansiolíticos. Porém, a parte mais importante do tratamento é a mudança no estilo de vida, principalmente no que se refere ao ambiente de trabalho.Por isso, é muito comum que os profissionais de saúde recomendem que o paciente se afaste da atividade profissional, fique um período de férias ou realize atividades relaxantes, tais como, dançar, sair com amigos, ir ao cinema, entre outros.Agora que você conhece os sintomas da síndrome de burnout, esteja atento ao primeiro sinal deles. Caso surjam, foque em reduzir o estresse. Para isso, faça atividades físicas e exercícios de relaxamento.Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp