insônia

Como prevenir e tratar a insônia?

Como tratar a insônia? Esse problema não é só seu, acredite. A Associação Brasileira do Sono (ABS) indica que 36,5% dos brasileiros têm a insônia como companheira noturna.

E isso não é tudo. Mais de onze milhões de brasileiros, cerca de 7,6% da população do país, têm o costume de usar medicamentos para dormir.

São números que não podem ser desconsiderados, em especial porque os motivos para a insônia são variados e fazem parte da rotina de centenas de milhares de pessoas, especialmente nas cidades de médio e grande porte.

Este artigo fala sobre algumas das razões e agravantes mais comuns da insônia, sobre as formas de tratamento existentes e sobre as maneiras de prevenção. Se você gostaria de saber mais, continue a leitura.

O que é insônia?

É natural que, em momentos decisivos, como antes de uma prova ou apresentação importante, haja dificuldade para dormir. Porém, muitas pessoas confundem insônia com dificuldade para dormir por um ou dois dias, mas não se trata da mesma coisa. 

A insônia causa dificuldade para iniciar o sono ou para se manter dormindo, por dias ou semanas, mesmo quando há cansaço ou fadiga envolvidos. Se o quadro persistir por mais de um mês, é necessário buscar ajuda especializada.

Causas

Na vida moderna, o excesso de estímulo, as cobranças exacerbadas, os prazos apertados, a ansiedade e a depressão têm sido fortes causadores de insônia. Certamente são fatores responsáveis, também, pelo grande número de indivíduos que precisam recorrer a medicamentos para dormir.

Outros elementos podem interferir na quantidade e na qualidade do sono de uma pessoa. Entre as causas mais comuns de insônia estão:

  • dores musculares ou articulares fortes;
  • excesso de barulho e informação (como quando se mora em bairros com muitas atividades noturnas, bares, festas ou grande circulação de pessoas);
  • uso de medicamentos que podem provocar euforia ou dificultar o processo de adormecimento;
  • traumas e perdas recentes, como divórcio, falecimento na família ou no círculo social, finalização de ciclos (término da faculdade, troca de emprego), demissão e afins.

Como tratar a insônia?

Quando os sintomas perduram por mais de um mês, é natural que o médico sugira uso de antidepressivo e/ou medicamentos indutores do sono, ainda que em pequena quantidade.

O tratamento medicamentoso, embora recomendado e útil, não deve ser o único meio de tratar a insônia. Para a melhora geral do quadro, é necessário que o indivíduo invista em algumas atividades e pratique o que se denomina higiene do sono.

Higiene do sono

Independentemente dos problemas pelos quais o indivíduo esteja passando, algumas mudanças de hábitos que podem colaborar para a diminuição da insônia. Confira algumas dicas abaixo:

  • evite usar dispositivos tecnológicos como tablet, computador e celular, na cama. Vá para a cama apenas quando estiver com sono. Assim, você começará a associar o seu quarto como um local de descanso;
  • procure dormir e acordar sempre no mesmo horário. Esforce-se, também, para dormir um número significativo de horas;
  • evite beber drinks energéticos, café ou álcool em excesso e perto da hora de ir para a cama;
  • evite alimentos pesados e gordurosos à noite;
  • pratique atividade física de manhã ou no início da noite;
  • resista ao desejo de cochilar durante o dia. Para se tratar a insônia, é preciso ter horário para dormir e acordar. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho com a psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp