transtorno bipolar

Quais são as fases do transtorno afetivo bipolar?

O transtorno afetivo bipolar (TAB) se caracteriza por mudanças de humor sérias e significativas. Uma pessoa com essa condição experimenta “altos” (o que os médicos chamam de “mania”) e “baixos” (depressão) alternados. Ambos os períodos maníacos e depressivos podem ser breves, de apenas algumas horas a até alguns dias. Os ciclos também podem ser muito mais longos, durando várias semanas ou até meses. Os períodos de mania e depressão variam de pessoa para pessoa. Alguns indivíduos podem experimentar apenas períodos muito breves desses estados de espírito intensos, e podem nem mesmo estar conscientes de que têm o distúrbio. De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, existem quatro categorias principais do problema:
  • transtorno bipolar I;
  • transtorno bipolar II;
  • transtorno ciclotímico;
  • transtorno bipolar devido a outro distúrbio médico ou abuso de substâncias.
Qualquer um pode ser diagnosticado com essa condição, mas o transtorno bipolar em crianças é chamado de transtorno desregulador do humor e tem um conjunto diferente de sintomas. Todos os tipos de TAB costumam responder bem ao tratamento, que pode incluir o manejo da medicação por muitos anos e, para alguns, a psicoterapia. Como muitos transtornos mentais, os profissionais geralmente não falam sobre cura da condição, mas de saber administrá-la bem.

Fases do Transtorno Bipolar

As fases do transtorno costumam ser experimentadas em menor ou maior grau pelas pessoas acometidas por essa condição. Elas são as seguintes:

Mania

Durante os episódios de mania, prevalece o humor elevado, o que inclui sentimentos de autoestima elevada e de singularidade. O paciente frequentemente superestima o quanto podem fazer e a qualidade de suas ideias. O julgamento torna-se prejudicado e os pacientes sentem-se poderosos em detrimento de consequências dolorosas. Em síntese, eles se sentem “à prova de balas” e têm pouco arrependimento ou preocupação por suas ações. Podem, ainda, ter muitas ideias e muita energia para realizá-las. As pessoas que experimentam mania podem começar várias atividades ao mesmo tempo, nunca duvidando de que podem concluir todas elas. Com tanta energia, muitas operam em duas ou três horas de sono por dia. Toda essa energia pode esgotar a família, amigos e colegas de trabalho.

Depressão

Em contrapartida, durante a fase depressiva do transtorno bipolar, o paciente pode passar muito tempo na cama, muitas vezes sentindo que não consegue se levantar. Podem sentir os pensamentos lentos e pouco prazer em qualquer atividade. Pacientes bipolares em uma fase depressiva muitas vezes sentem como se fossem inúteis e como se sua vida não tivesse sentido. Eles podem comer demais e, dado seu baixo nível de atividade, ganhar peso. Podem falar ou pensar em suicídio, tornando os cuidados de emergência cruciais para sua segurança. Assim como em um episódio maníaco, os sintomas psicóticos também podem ocorrer durante episódios depressivos graves.

Episódio misto

Este é um episódio de humor durante o qual os sintomas de depressão e mania são experimentados ao mesmo tempo. Isso pode levar a irritabilidade, hostilidade e agressão física. Os pacientes geralmente são hospitalizados por sua segurança e pela segurança daqueles que os rodeiam. A internação mais longa ou uma combinação de mais de um medicamento para melhorar são opções para este caso.

Ciclismo rápido

Este termo descreve o curso geral da doença durante um período de 12 meses. Um paciente com transtorno bipolar de ciclagem rápida tem quatro ou mais episódios maníacos, hipomaníacos, depressivos ou mistos em um período de 12 meses. Transtorno bipolar de ciclismo rápido é difícil de tratar e muitas vezes é menos responsivo à medicação. O tratamento geralmente requer uma combinação de medicamentos.

Padrão sazonal

Este termo descreve os transtornos de humor que parecem ser desencadeados por uma determinada estação do ano. Por exemplo, alguém que tende a ficar deprimido durante o final do outono e o inverno, e depois retorna a um humor regular durante a primavera e o verão, tem um padrão sazonal de depressão. No transtorno bipolar, um paciente com padrão sazonal tenderia a episódios maníacos ou hipomaníacos durante uma estação específica do ano. Durante as outras estações, seu humor é normal, nem maníaco nem deprimido. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe