ansiedade

Identifique os sinais de ansiedade

A ansiedade é um transtorno mental caracterizado pelos sentimentos de preocupação excessiva, tensão e medo que são tão fortes a ponto de comprometerem a realização de atividades cotidianas. Entre os principais distúrbios de ansiedade estão os ataques de pânico, o transtorno de estresse pós-traumático e o transtorno obsessivo-compulsivo. Vale destacar que no mundo inteiro há mais de 300 milhões de pessoas patologicamente ansiosas e o Brasil é considerado o país mais ansioso do planeta, com cerca de 18 milhões de brasileiros com ansiedade. Os sintomas de ansiedade geralmente são intensos e desproporcionais ao impacto gerado pelo evento causador. Por exemplo, a pessoa ansiosa é incapaz de superar uma inquietação ou preocupação antes da realização de uma prova. Várias pessoas que sofrem com esse mal não se dão conta de que estão diante de um transtorno mental sério e até consideram as manifestações como reações naturais e aceitáveis, o que as impedem de buscar o tratamento adequado. Pensando nisso, preparei um texto com indicativos de quadro de ansiedade. Conheça os sinais e descubra quando é hora de buscar ajuda psiquiátrica. Vem comigo!

Sinais comportamentais

A ansiedade pode gerar diversas alterações no comportamento do indivíduo, como por exemplo, irritabilidade, agressividade, inquietação e hipervigilância. Fique atento caso alguém tranquilo, de repente, comece a ficar agitado sem causa aparente.

Sinais cognitivos

Entre os principais sintomas de ansiedade estão os problemas cognitivos, incluindo a falta de concentração, défit no raciocínio lógico, pensamentos indesejados e incontroláveis, além de pensamento acelerado e cansaço mental.

Sinais no sono

Pessoas ansiosas geralmente dormem mal. Elas são mais propensas a terem insônia, ou seja, apresentam dificuldades para pegar no sono e permanecer dormindo. A síndrome das pernas inquietas também é comum, assim como os pesadelos.

Sinais físicos da ansiedade

O corpo dá sinais quando algo não vai bem. É por isso que a ansiedade pode se manifestar através de sintomas físicos como fadiga, sudorese excessiva, boca seca, palpitações, tremores, sensação de desmaio, falta de ar, náuseas, vômitos, tensão muscular, queda de cabelo, deficiência nutricional, agitação nos braços e pernas, hábito de roer as unhas, compulsões, respiração ofegante, sensação de aperto no coração, vertigem, etc. As alterações no peso também têm a ver com a ansiedade. O ansioso pode do mesmo modo engordar como emagrecer descontroladamente. As oscilações têm a ver com o aumento ou redução de apetite a depender de cada caso. Além disso, a fadiga decorrente desta condição costuma impedir que a pessoa se exercite.

Sinais psicológicos

Entre outros sinais, a ansiedade é marcada pela preocupação excessiva, impaciência, medo do desconhecido, sensação de tragédia iminente, sensação de fraqueza e impotência, hiperatividade, angústia, nervosismo e apreensão em relação ao futuro. Ao apresentar qualquer um desses sintomas, procure o especialista para diagnosticar e tratar adequadamente o quadro. Quer saber um pouco mais sobre a ansiedade? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia os outros artigos e conheça mais do meu trabalho com a psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe