Você já parou para pensar na saúde mental e no que ela significa? Costuma cuidar da sua e refletir sobre a importância de manter a mente saudável? Se você ainda não pensou sobre isso, é hora de começar a pensar, pois o bem-estar da mente é tão necessário quanto o bem-estar físico.
Quer saber um pouco mais sobre a saúde mental e descobrir os impactos da ausência dela? Leia o artigo completo e entenda melhor o assunto.
O que é saúde mental, afinal?
Saúde mental é basicamente a harmonia entre os pensamentos, sentimentos e ideias. Não há uma definição oficial do conceito de saúde mental, entretanto, o termo está diretamente relacionado à maneira como as pessoas reagem às mudanças, exigências e desafios da vida, sem que suas emoções fiquem desequilibradas. É a forma como lidamos com as variadas emoções (alegrias, tristezas, sentimento de perda, frustrações) que determina a qualidade da saúde mental.
Por que cuidar da saúde mental?
A saúde mental deve ser mantida em ordem, a fim de alcançar a sensação de bem-estar e harmonia, além de fortalecer a habilidade de manejar positivamente os conflitos e adversidades da vida, sempre respeitando as próprias deficiências e limites. Com isso, a convivência com o outro se torna mais leve e tranquila.
Ter saúde mental significa não ter transtornos psíquicos?
A saúde mental vai muito além da ausência de distúrbios psiquiátricos. De fato, o desequilíbrio emocional pode favorecer o aparecimento de doenças mentais mais sérias, mas nem todo desequilíbrio pontual resulta num transtorno psíquico.
Como se não bastasse, vários fatores além das patologias podem comprometer a saúde mental. Entre esses fatores vale citar a sobrecarga de trabalho, o estresse no dia a dia, a baixa remuneração, as condições sociais, etc.
Falta de saúde mental não é fraqueza
Muitas vezes o olhar sobre a saúde da mente (ou a falta dela) é preconceituoso, limitado e deturpado. Há quem encare os problemas mentais como fraqueza do indivíduo, o que é um equívoco. Assim como o corpo adoece involuntariamente, a mente também pode sofrer e isso não é sinal de que a pessoa é fraca. Quer dizer que ela está doente e precisa de tratamento.
Dá para conquistar saúde mental mesmo tendo alguma doença?
Com a abordagem terapêutica adequada e o devido acompanhamento, várias doenças mentais podem ser controladas. Com isso, sintomas podem ser amenizados e a pessoa pode alcançar 16mais bem-estar e qualidade de vida.
Infelizmente boa parte da sociedade apresenta dificuldade para reconhecer que ter saúde não necessariamente é sinônimo de não ter doença. Pense comigo: se a saúde mental tem a ver com obter mais equilíbrio e manter as emoções em ordem, é possível sim que ela esteja boa, a depender da gravidade do quadro e do tratamento correspondente.
Como manter ou alcançar a saúde mental
Adote hábitos saudáveis capazes de impactar a saúde do corpo e da mente. O autocuidado é fundamental, por isso, cuide da sua alimentação e pratique exercícios regularmente. Tenha um hobby, aprenda coisas novas, conviva com outras pessoas, entre em contato com a natureza e conecte-se consigo mesmo.
Fique atento a sinais de alerta como desânimo repentino, alterações no sono e tristeza. Mudanças no apetite, ansiedade, angústia, fadiga, isolamento social, medo e perda de interesse em atividades que antes davam prazer, também devem ser observados. Se sentir que não está bem, procure ajuda especializada imediatamente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz, também, em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
psiquiatra em Goiânia!