Insônia e ansiedade são dois problemas distintos, mas que se relacionam intimamente em muitos casos. É comum que pessoas ansiosas tenham mais dificuldade para dormir e permanecer dormindo, assim como não é raro que os indivíduos com insônia sofram com ansiedade exacerbada.
Vale destacar que, atualmente, no Brasil, a insônia atinge mais de 70 milhões de pessoas, enquanto cerca de 18 milhões têm ansiedade. Certamente, boa parte desses indivíduos convive diariamente com os dois quadros.
Quer entender melhor a ligação entre insônia e ansiedade? Leia o artigo completo e fique por dentro do assunto.
Afinal, o que é insônia e ansiedade?
Antes de aprofundarmos nossa conversa sobre a relação direta e conflituosa entre ansiedade e insônia, que tal fazermos a devida distinção entre as duas condições? A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade de começar a dormir e continuar dormindo, o que gera um sono não reparador, com sérios prejuízos para a realização de atividades afetivas, sociais e profissionais.
Ansiedade, por sua vez, é uma resposta emocional resultante do medo ou preocupação excessiva com uma ameaça imaginária ou real, diante de situações desconhecidas, que ainda não aconteceram ou podem nem chegar a acontecer.
E os sintomas?
Os sintomas da insônia incluem dificuldade para adormecer, despertar noturno, cansaço e sonolência diurna, além de irritabilidade, mau humor, estado depressivo e a própria ansiedade.
Já a ansiedade desencadeia manifestações físicas, fcomo tremores, palpitações, fadiga, sudorese excessiva, boca seca, angústia, náuseas, diarreia, calafrios, micção frequente, dificuldade para engolir, transtornos do sono, entre outros. Percebe que a ansiedade pode ser um sintoma de insônia e a insônia pode ser um dos sinais de ansiedade?
Como os dois problemas se relacionam?
Apesar de serem problemas diferentes, ansiedade e insônia podem andar juntas, isso porque uma pode levar ao desenvolvimento da outra. Assim, um paciente ansioso pode passar a ter dificuldade para dormir e um paciente com insônia está sujeito a apresentar sinais de ansiedade.
Pesquisas revelam que a insônia é um fator de risco para ansiedade em indivíduos sensíveis ao transtorno. Do mesmo modo que a ansiedade é um gatilho para a insônia, embora sejam claramente duas condições distintas.
Tratamentos para insônia e ansiedade
Se aparecem de maneira isolada, insônia e ansiedade são condições tratadas por especialidades distintas. Porém, se o paciente apresenta os dois quadros simultaneamente, é recomendável que a abordagem terapêutica seja multidisciplinar, podendo incluir psiquiatra, neurologista, médicos do sono etc.
A severidade da insônia e o grau de ansiedade é que devem determinar a abordagem terapêutica. De modo geral, o ponto de partida para a melhora do quadro consiste na adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada, estabelecimento de rotina e boa higiene do sono. Medicação prescrita pelos especialistas, além de psicoterapia, também podem contribuir para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como a
psiquiatra em Goiânia!