Assim como o estresse e a correria do dia a dia, a falta de energia e ânimo está cada vez mais frequente. Com sintomas de cansaço extremo e baixa energia, essa sensação pode ocorrer após uma experiência mental ou emocional exaustiva. Caso não seja temporária, é possível este seja um quadro de depressão.
Para o diagnóstico da depressão pela falta de energia e ânimo, ela não pode ser pontual. Nesse caso, é preciso que esses sintomas, associados a outros, estejam presentes em grande parte dos dias, durante boa parte do tempo e por algumas semanas.
Normalmente, esses sintomas vêm acompanhados de outros, como o desejo em se isolar, falta de apetite e dificuldades de concentração.
Causas da falta de energia e ânimo
O próprio processo da depressão é uma das possíveis causas desses sintomas, em uma relação cíclica. A depressão desregula os neurotransmissores responsáveis pelo estado de alerta e pelo sistema de recompensa. Dessa forma, os níveis de energia são impactados por essa doença mental. A relação cíclica pode ocorrer porque os pacientes depressivos se esforçam em realizar tarefas ao longo do dia e acabam consumindo mais energia do que o normal. A falta de energia e o desânimo, por sua vez, agrava o quadro depressivo, iniciando novamente o ciclo. Nesse sentido, ela pode ser a causa e o sintoma da depressão. Além disso, outro motivo que pode causar a falta de energia é a insônia que a depressão provoca. A falta de sono, a dificuldade em adormecer ou de permanecer dormindo, podem causar a fadiga e o desânimo.Como combater esses sintomas?
O primeiro passo é identificar a origem deles. Tente avaliar seus hábitos, rotinas e seu “estado de espírito”. Se conseguir estabelecer uma relação de causa e consequência, trace pequenas metas para reverter o quadro. A mudança nos hábitos comportamentais podem auxiliar no combate dos sintomas da depressão.Má qualidade do sono
Se identificar que um dos motivos da falta de energia é a má qualidade do sono, é preciso tomar algumas atitudes nesse sentido. É recomendado que os adultos tenham entre 7 a 9 horas diárias de sono com qualidade. Ao adotar comportamentos mais saudáveis para conseguir dormir bem, você pode:- Não consumir cafeína ao final da tarde, e muito menos pela noite;
- Evitar o consumo de álcool antes de se deitar;
- Guardar celulares ou tablets antes de se deitar, pois as notificações podem lhe distrair ou acordá-lo durante o sono.