É comum que a rotina diária siga um ritmo previsível e nos acostumemos a fazer as mesmas coisas sempre, em muitos casos, repetimos os gestos e atitudes sem nos darmos conta de que alguns deles são nocivos.
Certos hábitos aparentemente inofensivos podem comprometer, e muito, a saúde mental, causado prejuízos para o dia a dia, impactando relacionamentos e trazendo problemas para várias áreas da vida, inclusive a profissional.
Quer descobrir quais hábitos são mais perigosos para a saúde da mente? Listei os principais que devem ser evitados, a fim de manter o equilíbrio e bem-estar emocional. Vem comigo conferir!
7 hábitos que prejudicam a saúde mental
1. Falar mal de si mesmo
Esse é um dos hábitos mais prejudiciais para as emoções. As críticas e julgamentos em relação a si mesmo podem contribuir para o desenvolvimento de problemas mentais, pois geram efeitos como baixa autoestima, insegurança, sentimento de culpa, excesso de cobrança pessoal, além de provocarem o isolamento social e aumentarem os riscos de depressão.
2. Não manter a qualidade do sono
A ausência de sono reparador também prejudica a saúde mental. O descanso é fundamental para que corpo e mente se recuperem, tanto que dormir mal é um hábito que desencadeia conseqüências como irritabilidade, falta de concentração, mau humor, lentidão no raciocínio, desânimo, baixa energia, queda na produtividade, desequilíbrio hormonal, entre outros.
3. Alimentação inadequada
Sabia que o que você come também tem a ver com a saúde mental? Abusar do consumo de estimulantes, por exemplo, representa um risco para a saúde da mente. O excesso de café, chocolate, álcool e açúcar, por exemplo, contribui para a criação de um estado de tensão interna e ativa mecanismos de dependência. Determinados medicamentos também podem causar esse efeito.
4. Sedentarismo
A falta de atividades físicas também ameaça a saúde mental. Isso mesmo! Para que a mente fique bem, o corpo também deve estar. O corpo humano precisa de movimento para liberar a energia, manter os hormônios em equilíbrio e levar uma vida saudável, prazerosa e plena. Ficar parado por muito tempo pode elevar a irritação e ansiedade. Além disso, favorece a obesidade, doença crônica que está associada à baixa autoestima, depressão, estigma social, etc.
5. Procrastinar
Deixar tudo para depois é um hábito perigoso, que muitas pessoas possuem e nem percebem os danos que provocam. Adiar decisões e ações compromete a saúde da mente e te afasta cada vez mais do alcance dos seus objetivos. Isso provoca a perda de oportunidades e, consequentemente, gera frustrações.
6. Fazer um mau gerenciamento do tempo
Não conseguir organizar o próprio tempo representa uma ameaça para a saúde mental, pois impacta a produtividade, aumenta a ansiedade e, principalmente, te atrapalha no cumprimento de tarefas que te dão prazer. Se torna difícil, por exemplo, conciliar o trabalho com os momentos em família, rotina de treinos e dedicação a algum hobby.
7. Se preocupar demais com o que os outros pensam e falam
Ficar preocupado demais com o que os outros pensam e falam sobre você pode te atrapalhar a fazer o que realmente quer. Além disso, é um hábito que te coloca em uma eterna busca pela perfeição inatingível, o que favorece o excesso de autocrítica, cobrança e sentimento de menos valia. Esse também é um passo para o estabelecimento de relações abusivas e nocivas, marcadas pela dependência emocional.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho com a
psiquiatra em Goiânia!