Transtorno de personalidade esquizoide

Transtorno de personalidade esquizoide: Saiba mais

Você provavelmente tem um familiar ou um amigo que apresente uma maneira bem distinta de enxergar o mundo. Quando esse comportamento inclui  um forte isolamento social, é provável que a pessoa possa  ter o transtorno de personalidade esquizóide. Você sabe o que é isso? Conhece os sintomas? Caso queira entender mais sobre o tema, recomendamos a leitura deste post.

Você sabe o que é um transtorno de personalidade?

Quando falamos deste transtorno, estamos falando de pessoas que apresentam padrões de comportamentos que se distinguem dos hábitos da sociedade, de modo que sejam tão intensos e presentes que afetam a vida profissional e o convívio social do paciente. Geralmente, os primeiros traços destes distúrbios são percebidos no final da adolescência ou no início da vida adulta, ocorrendo em pessoas de qualquer gênero, classe socioeconômica e raça. Ainda, em razão dos vários tipos distintos de transtornos de personalidade, eles foram classificados em três subgrupos, sendo cada um com padrões comportamentais semelhantes, formas de reagir e de se relacionar com o meio.

Conheça o transtorno de personalidade esquizóide

Trata-se do transtorno que se caracteriza pelo isolamento social, onde o indivíduo opta por viver sozinho, evitando relações mais próximas e afetivas. Este comportamento traz ”prazer ”a ele, pois não sente gozo ao estar na companhia de outras pessoas. No caso específico do transtorno de personalidade esquizóide, os primeiros sinais surgem no início da idade adulta.

Quais sinais são esses?

O sinal mais evidente e característico é a falta de desejo do indivíduo em manter relacionamentos íntimos, fazendo com que sempre evitem a criação de vínculos interpessoais. Assim, costumam não ter amigos próximos, confidentes ou namorados. Além disso, preferem atividades e hobbies que possam ser realizados sozinhos, sem a necessidade de interação. Da mesma forma, não demonstraram prazer em experiência sexuais ou sensoriais e não costumam se importar com a opinião alheia. Outro sintoma comum é a ausência de emoção quando estão no meio de outras pessoas, tais como, sorrir, chorar ou gesticular.

Como é o tratamento?

Da mesma maneira que outros tipos de distúrbios psíquicos, o tratamento do transtorno de personalidade esquizóide consiste em abordagens psicoterapeuticas  como a cognitivo-comportamentais. Esta terapia tem por objetivo desenvolver habilidades sociais que ajudam na transformação do paciente. Cada paciente tem sua necessidade específica e deve ser avaliado individualmente na busca pela melhor terapêutica para cada um. Em razão de serem pessoas distanciadas do convívio social e, por isso, não se importam com a opinião de terceiros, é comum que não demonstrem qualquer interesse em mudar de comportamento, dificultando o sucesso do tratamento. Uma das medidas que têm se mostrado eficaz é dialogar com o paciente sobre atividades solitárias, tais como, itens de colecionador, passatempos individuais, entre outros. Dessa forma, o profissional consegue estabelecer um relacionamento com o indivíduo. Como você pode ter percebido, o transtorno de personalidade esquizóide é bem complexo e de complicada resolução. Você conhece alguém que se encaixe neste perfil? Caso sim, lembre-se que apenas um profissional de saúde está capacitado para diagnosticar o problema. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho com a psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe