Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Conforme dados da organização, cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrem desse transtorno, número que corresponde a aproximadamente 9,3% da população total. Mas, você sabe quais são os principais sintomas físicos da ansiedade?
Além de afetar o corpo, a doença atinge fortemente o lado emocional e isso pode ser percebido a partir de comportamentos persistentes, como medo excessivo, alteração alimentar, mudança no sono, tensão muscular, preocupação exagerada, irritabilidade e inquietações.
Levando em consideração que no Brasil temos muitas pessoas sofrendo desse problema, neste artigo trazemos informações sobre como a patologia se manifesta fisicamente. Para aprender a identificar alguns sinais, continue a leitura!
Sintomas físicos da ansiedade
1. Falta de ar
Sabe aquela sensação de sufocamento? Então, é muito comum que as pessoas nessas condições sintam muita falta de ar. Afinal de contas, o medo excessivo aliado à preocupação exagerada tende a provocar alterações na respiração. Nesse caso, o melhor a fazer é respirar lentamente e esvaziar a mente.
2. Temperatura
Os calorões e calafrios frequentes também indicam que algo não vai bem. Assim, os arrepios e as contrações musculares involuntárias, bem como a sensação súbita de calor, revelam que a imunidade do seu corpo está sendo atingida. Portanto, se isso acontece com frequência, é fundamental buscar ajuda médica para investigar.
3. Boca seca
Esse fenômeno normalmente se manifesta por meio de doenças subjacentes, ou seja, que na maioria das vezes surgem de forma disfarçada ou silenciosa. Quando isso acontece, a pessoa não consegue produzir a quantidade de saliva suficiente para hidratar a boca. E situações de estresse ansiedade favorecem o quadro.
4. Taquicardia
Os batimentos regulares ou irregulares, quando não estão na mesma proporção da idade ou dos esforços físicos dos indivíduos, são chamados de taquicardia. Por exemplo, o coração de uma pessoa que apresente mais de 100 batidas por minuto pode não conseguir bombear a quantidade de sangue suficiente.
5. Tensão muscular
A preocupação excessiva e o medo exagerado podem gerar estresse, logo isso também é manifestado por meio de tensões musculares. Normalmente, a partir de pequenas contrações na área do pescoço. que podem resultar em dores articulares.
6. Tonturas
A sensação de alteração no equilíbrio, frequentemente descrita como impressão da cabeça girando, pressentimento de desmaios ou vertigem, pode surgir devido ao estresse. Em geral, essa condição é percebida em ambientes com muito conflito de informação, ou seja, muitas informações, excesso de luzes, muitas pessoas movimentando.
7. Dor no peito
A dor no peio também é um dos sintomas da ansiedade e ocorre devido à alteração no organismo, que só se normaliza depois que a pessoa se acalma. A depender da intensidade dessa pressão e do aperto no peito, é possível que a normalização leve um pouco mais de tempo.
As pressões no ambiente de trabalho, aliadas ao consumo desenfreado de tecnologia e noites maldormidas, por exemplo, alteram muito o comportamento e o organismo das pessoas. Nesse contexto de estresse elevado, surgem também os sintomas físicos de ansiedade. Se você está ou conhece alguém que esteja passando por isso, busque ajuda profissional.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como a
psiquiatra em Goiânia!