transtorno mental

4 sinais que podem indicam transtorno emocional

Transtorno mental engloba as condições anormais ou que comprometem a ordem psicológica da pessoa, de maneira cognitiva ou mental. Sabe-se que há diversos fatores que explicam esses transtornos, por exemplo, os bioquímicos e genéticos. Até mesmo a forma com que a pessoa leva a vida pode influenciar.

Atenção aos sinais ligados ao transtorno emocional

Os sinais podem ser verificados e observados no dia a dia. A seguir, listamos alguns deles, para que você possa ficar atento e saber quando é o momento de procurar ajuda profissional. Acompanhe!

1. Humor oscilante

Qualquer pessoa pode experimentar mudanças de humor devido às circunstâncias que a envolvem. Isso é perfeitamente normal. Entretanto, deve-se observar o grau, isto é, se essas alterações estão se apresentando de maneira desproporcional. Irritação fácil, tristeza profunda, nível de tolerância mais baixo que aquele que se tinha são alguns dos sinais que merecem atenção. Nesses casos, a pessoa tem dificuldade para lidar e processar as situações de forma razoável.

2. Querer se autoprejudicar

Esse sinal de transtorno mental merece uma atenção extra e nunca deve ser ignorado. Quando a pessoa sente a necessidade de se machucar (cortar os braços, arrancar os cabelos, socar a parede até as mãos sangrarem), a melhor coisa a se fazer é procurar ajuda profissional o mais rápido possível! É importante saber que o desejo de se machucar pode envolver outros aspectos além dos mais recorrentes. Por exemplo, a pessoa pode abusar de certas sustâncias com a única finalidade de provocar danos ao seu organismo. Além disso, a necessidade de um profissional se justifica devido ao fato de que a pessoa não consegue controlar tais impulsos.

3. Problemas com a falta de apetite e o sono

Ambos os sintomas acima são deixados de lado em boa parte das vezes quando o assunto são os transtornos mentais. O ponto-chave, é que a medicina já confirmou que uma série deles pode ter ligação com distúrbios de sono — transtornos de ansiedade, de humor, psicoses e síndrome do pânico, por exemplo. Todos esses fatores podem levar a pessoa a ter problemas em se alimentar bem, o que apenas piora a situação.

4. Isolamento

Quando as relações mais importantes, como as que se tem com parceiros, amigos, família e trabalho são afetadas e a pessoa começa odiar tudo e todos, isolando-se cada vez mais, isso deve ser interpretado como sinal de que pode haver algum problema. Por exemplo, a partir de determinado período, ela se vê com dificuldades para lidar com a raiva que sente, percebe que está cada vez mais explosiva, e tudo isso vai ficando mais frequente. Para evitar situações ruins, ela começa a ficar cada vez mais afastada. A pessoa pode sentir que está perdendo a habilidade de lidar com os outros, e isso a está fazendo perder cada vez mais o contato social e/ou afetivo. Se isso estiver acontecendo, a saída para lidar da melhor forma com a situação é buscar ajuda profissional. A variedade de transtornos mentais existentes torna a identificação de cada um deles um processo complexo. Mas, graças aos avanços na área, a maior parte deles tem cura, enquanto que outros podem ter as consequências minimizadas. Entretanto, para que tudo corra bem, a pessoa precisa se dispor a procurar o especialista o quanto antes, para tratar o problema. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho com a psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe