psiquiatra

Quando procurar um psiquiatra?

Se você chegou até aqui, é porque considera ir a um psiquiatra. Talvez você só esteja pesquisando sobre como nós, psiquiatras, podemos ajudá-lo a se sentir melhor e com menos preocupações. Se esse é o seu caso, ou se acredita que a especialidade possa ser benéfica para um amigo, cônjuge ou ente querido, continue a leitura para compreender melhor a atuação da psiquiatria na saúde mental.

Sinais de que preciso da ajuda de um psiquiatra

Em alguns momentos da vida, pode ser necessário contar com a ajuda de um profissional de saúde mental. Isso não quer dizer que, de vez em quando, você possa ficar “louco”, como alguns ainda insistem em acreditar. O psiquiatra não é o “médico de loucos”! É bom frisar. Assim como o corpo perde o equilíbrio em algum momento da vida, como a visão, a pele, a audição, ou mesmo a pressão cardíaca, etc., a mente também entra em desequilíbrio. Se você não consegue enxergar bem, você deve procurar um oftalmologista para ajudá-lo no diagnóstico e no tratamento do problema que afeta a sua visão. Se você se sente demasiadamente ansioso, você deve procurar um psiquiatra, para que ele possa diagnosticar e tratar a causa desse sintoma. Esse pode até ser um exemplo óbvio. Nesse caso, você já deve ter uma noção básica sobre o papel do psiquiatra na saúde. Porém, milhões de pessoas convivem com distúrbios de saúde mental diariamente, sem nem ao menos cogitarem existir um profissional de saúde que possa ajudá-las! Para essas pessoas, o exemplo será uma importante luz no fim do túnel. Sendo assim, veja em quais momentos é importante contar com o apoio deste especialista.

Perda de um ente querido

A morte de um familiar, cônjuge ou de um amigo pode ser algo difícil de superar. Cada pessoa vive o luto de forma particular. Se você sente que este momento tem sido um fardo pesado demais para ser carregado sozinho, visite um psiquiatra e fale sobre o problema.

Estresse e ansiedade

Excesso de estudos e trabalho, dívidas, responsabilidades… Tudo isso faz parte da vida da maioria das pessoas. No entanto, como dito acima, cada pessoa tem seus próprios processos mentais e modos de encarar as dificuldades inerentes à vida. Além disso, o estresse também pode ser resultado de experiências traumáticas no passado, como é o caso do estresse pós-traumático. A ansiedade, inclusive, nem sempre diz respeito à sensação de antecipação do futuro. Em alguns casos, o sintoma pode ser indício de diversos tipos de distúrbios, como a ansiedade generalizada, depressão, dentre outras alterações na saúde da mente, que devem ser acompanhadas por um psiquiatra.

Tristeza persistente

Este é o sintoma que mais afasta pessoas do mundo todo do convívio social e do trabalho. Quando persistente, a tristeza é um sinal forte de depressão, que precisa ser tratada. A depressão tem diversas causas, que devem ser investigadas pelo psiquiatra para que o tratamento mais eficaz seja iniciado.

Medo incontrolável

Você sente algum medo impossível de ser controlado? Medo de voar, de animais, de dirigir, ou mesmo de comer e engordar… Existem diversas manifestações de medo desproporcional, que indicam alterações mentais que precisam ser analisadas por um médico especialista. Caso contrário, o próprio estilo de vida, bem-estar no dia a dia, no trabalho e nos relacionamentos podem ser prejudicados, gerando novos transtornos. Existem diversos outros sinais que indicam a necessidade de se buscar por um psiquiatra. No entanto, para começar, se você reconhece quaisquer um dos sinais acima, não demore em procurar a ajuda desse profissional. Não coloque sua saúde mental em risco! Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe