A pandemia da Covid-19 transformou as relações de trabalho, exigindo que o ambiente profissional fosse adaptado às casas dos profissionais. Porém, manter o equilíbrio no home office tem sido o principal desafio enfrentado neste período.
E você, o que tem feito para separar a vida pessoal da profissional enquanto trabalha de casa? Neste post, traremos algumas dicas que irão ajudá-lo a equilibrar a sua rotina, tornando-a mais saudável.
1) Comece o dia como se estivesse na empresa
Manter a rotina é fundamental para que o dia flua bem e para despertar o cérebro para o trabalho. Portanto, acorde, tome um banho, arrume-se, tome o café da manhã e inicie o seu expediente.
Além disso, nada de trabalhar na cama. Você precisa criar um espaço específico para o trabalho, sem distrações. O conforto de trabalhar em casa pode afetar a sua produtividade. Por isso, mantenha a sua rotina.
2) Separe um tempo para você e seu lazer
O distanciamento dos colegas de trabalho e a necessidade de ir além do horário do expediente são situações que podem gerar ansiedade ou estresse. Por isso, você precisa separar um tempo para você.
Neste sentido, invista um tempo diário para relaxar a mente, alongar o corpo, praticar uma atividade física ou fazer algo que lhe traga prazer. Com isso, você estará mais bem disposto e tende a ser mais produtivo no trabalho.
3) A entrega é mais importante que o tempo
Uma forma de tornar o home office menos cansativo e estressante é focar na entrega e não no cumprimento do expediente. Essa nova relação de trabalho precisa ser pautada pela confiança entre você e seus chefes.
A definição de metas claras por parte dos líderes facilita a organização diária dos colaboradores. Porém, esta é uma dica que não pode ser aproveitada por determinadas profissões, pois precisam cumprir o expediente à risca.
4) Mantenha bons hábitos no Home office
Ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas e ter boas noites de sono. Essa tríade de bons hábitos é fundamental para ter uma vida saudável e com qualidade. Se você já havia adotado esse estilo de vida, não deixe o home office afetar a sua rotina.
Então, faça pausas a cada hora trabalhada, separe um tempo para dedicar aos exercícios, prepare suas refeições com antecedência, desligue os eletrônicos até uma hora antes de ir dormir e levante-se logo ao acordar.
5) Organize o seu dia
Um dos grandes benefícios do home office é não perder tempo com a locomoção para o escritório, trazendo ganho de algumas horas por dia. Porém, em casa existem várias outras distrações que podem afetar a sua produtividade.
Dessa forma, defina todas as atividades que você precisa realizar naquele dia, siga à risca este planejamento e procure finalizá-lo dentro do seu expediente de trabalho. Alguma tarefa ficou pendente? Não tem problema, deixe para amanhã.
6) Atente-se a sua postura no Home office
Diferente do ambiente preparado pela sua empresa, em casa você não dispõe dos mesmos itens e da mesma disponibilidade de espaço. Com isso, uma das principais consequências é a falta de ergonomia, causando dores nas costas.
Dentro do possível, procure tornar o ambiente mais favorável à sua saúde. Então, mantenha o monitor na altura dos olhos, encoste a coluna lombar na parte de trás da cadeira, permaneça com os joelhos dobrados e os pés no chão.
Então, se você ainda não se adaptou ao home office e tem enfrentado certa dificuldade em equilibrar a sua rotina, siga nossas dicas e torne este momento mais prazeroso e produtivo para você e sua família.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!