A depressão pode ser definida como um tipo de transtorno psicológico, caracterizado por quadros de tristeza profunda e pela falta de interesse em realizar atividades que antes eram consideradas prazerosas. Classificada como mal do século XXI pela Organização Mundial da Saúde, essa doença atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, já sendo, inclusive, a principal causa de incapacidade mundial.
No entanto, devido ao crescimento acentuado do número de pessoas diagnosticadas com esse problema nos últimos anos, muitas dúvidas ainda cercam este assunto. Pensando nisso, para responder suas perguntas, criei uma lista com 6 mitos e verdades sobre a depressão. Veja, abaixo.
1- “Depressão não tem cura”
Mito. Engana-se quem pensa que a depressão não pode ser curada, pois a verdade é que, em 80% dos casos, o quadro depressivo é revertido. Afinal de contas, com um acompanhamento médico adequado, apoio familiar e com uma medicação correta é possível se livrar desse mal de uma vez por todas.
É preciso, no entanto, que a pessoa compreenda o momento que está vivendo e aceite ajuda de um profissional capacitado.
2- “As mulheres têm mais chances de desenvolverem quadros depressivos”
Verdade. Estudos indicam que as mulheres estão mais propensas a desenvolver depressão e outros tipos de transtornos psicológicos, em razão da grande variação hormonal que elas enfrentam ao longo da vida.
Além da variação ocasionada pelos ciclos menstruais, que ocorrem mensalmente, as mulheres também passam pela menopausa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, para cada homem com esse problema, existem duas mulheres na mesma situação.
3- “A depressão só atinge adultos”
Mito. A depressão, assim como diversas doenças, também pode acometer crianças e adolescentes.
O gatilho para o quadro depressivo varia de acordo com o histórico, estilo de vida e situação vivida pela pessoa no momento, ou seja, esse problema não é exclusivo dos adultos.
4- “Uma vida saudável, incluindo boa alimentação e atividades físicas, ajuda a prevenir a doença”
Verdade. Corpo e mente caminham lado a lado, e mantê-los em boa forma é, sem dúvida, uma ótima maneira de prevenir doenças, inclusive a depressão.
Dessa forma, pode-se dizer que uma alimentação saudável aliada a prática regulares de atividades físicas, além de manter os vínculos afetivos, ajudam tanto a prevenir a doença como também ajudam no processo de recuperação de quem já está em um quadro depressivo.
5- “Tristeza e depressão são a mesma coisa”
Mito. É completamente normal que, ao longo da vida, todos nós passemos por momentos de tristeza. Porém, esse sentimento é passageiro e mais cedo ou mais tarde irá embora.
Já as pessoas diagnosticadas com esse transtorno, por outro lado, passam por um momento de tristeza prolongado, sem saber quando ou se vai embora algum dia.
6- “A maioria dos casos de suicídio estão relacionados com a doença”
Verdade. Por esse motivo, é extremamente importante discutirmos sobre esse transtorno e incentivar as pessoas a buscarem ajuda médica quando ainda estão no estágio inicial da doença.
Afinal, nos casos mais avançados, um dos sintomas desenvolvidos pela pessoa são as tentativas e/ou pensamentos suicidas. O indivíduo pode não necessariamente desejar pôr um fim em sua vida, mas sim acabar com seu sofrimento de uma vez por todas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!