A hora de dormir é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes do dia. Afinal de contas, é durante o sono que o nosso corpo repõe as energias, fortalece o sistema imunológico, consolida a memória, produz e libera hormônios e exerce outras funções bastante importantes para o bom funcionamento do organismo
Porém, para que seja possível realizar todas essas funções de maneira satisfatória, é preciso ter um sono de qualidade e dormir ao menos 8 horas por dia sem interrupções.
No entanto, sabemos que essa não é a realidade da maioria das pessoas, pois com uma rotina cada vez mais agitada e também devido ao contato excessivo com alguns aparelhos eletrônicos durante a noite, conseguir esse feito tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.
Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Associação Brasileira de Neurologia (ABN) apontou que aproximadamente 60% dos brasileiros dormem somente de 4 a 6 horas por dia. E, para ir além, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), mais de 73 milhões de pessoas sofrem de insônia.
Sendo assim, se você tem falta de sono, dorme pouco ou possui qualquer tipo de dificuldade para dormir, separamos algumas dicas que certamente ajudarão a melhorar a qualidade do seu sono, fazendo com que você durma melhor. Confira a seguir!
Desligue a TV e outros aparelhos eletrônicos
A televisão, o celular e qualquer tipo de aparelho eletrônico devem ser desligados pelo menos 30 minutos antes do horário estipulado para ir à cama. Isso porque, esses aparelhos, assim como o computador e o videogame, são bastante prejudiciais ao sono, pois eles estimulam o cérebro e deixam a pessoa mais agitada.
Leia um livro
O recomendado é que a pessoa deite na cama apenas quando estiver com sono. No entanto, antes disso, uma boa dica para conseguir adormecer é ler um livro sob uma luz um pouco mais fraca, de preferência apenas com a iluminação do abajur.
Você pode ler sentado no sofá ou até mesmo recostado na própria cama, o único cuidado a ser tomado é a respeito do tema da leitura. Já que, o indicado é dar preferência para histórias que trazem uma sensação de paz e tranquilidade, devendo sempre evitar livros que promovam suspense, tensão e estresse.
Evite a cafeína pelo menos 6 horas antes de dormir
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, os efeitos da cafeína podem permanecer ativos por até 6 horas no nosso organismo.
Dessa forma, o ideal é evitar o consumo de café depois das 17 horas, assim como qualquer tipo de bebida estimulante, como a coca-cola, chá preto, chá verde e alguns refrigerantes.
Diante disso, o melhor a se fazer é optar por bebidas que cooperam para o sono, como por exemplo uma taça de vinho tinto ou um copo de leite morno.
Estabeleça uma rotina de sono
O relógio biológico existe justamente para nos ajudar a descansar e também para que fiquemos alerta nos momentos certos.
Contudo, para que isso aconteça da melhor maneira possível, você deve estabelecer uma rotina de sono, com o horário de dormir e de despertar definidos, devendo respeitá-los até mesmo nos finais de semana.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!