somatização

O que é somatização?

A somatização consiste na presença de sintomas físicos mesmo quando não há nenhuma doença física iminente. Logo, estes seriam de origem emocional.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), ser saudável é diferente de não ter uma patologia. Portanto, isso significa que ter saúde é desfrutar de um bem-estar psíquico, social e biológico.

Dessa maneira, entende-se que esse transtorno consiste na representação física do desalinhamento psíquico e biológico do ser humano.

Causas da somatização

Apesar de muitos estudos terem sido realizados nos últimos anos, as causas dos distúrbios somatoformes continuam incertas.

Condições psicológicas – como depressão e ansiedade – podem estar ligadas à somatização, no entanto, não é uma regra.

A genética também é um dos fatores que podem contribuir para que esse transtorno seja desenvolvido, porém acredita-se que a somatização seja o resultado do esforço do corpo ao lidar com estresse psicológico e emocional.

Ainda, em concordância com essa suposição, o corpo possui uma finita capacidade de lidar com o sofrimento emocional, social e psicológico. Com isso, caso estes ultrapassarem o nível suportado, as consequências se tornam físicas.

Além disso, outra possibilidade é que as somatizações sejam causadas por uma maior sensibilidade à dor e às sensações físicas internas.

A sensibilidade biológica aumentada à sentimentos somáticos pode propiciar o desenvolvimento desse distúrbio.

Ademais, também é provável que seja desenvolvida uma maior sensibilidade à percepção da dor e à dor de maneira geral.

Sintomas

O sistema nervoso, assim como o reprodutivo e o físico, tendem a ser os mais afetados. Os sintomas comuns, incluem:

• Dores de cabeça (inclusive enxaqueca);
  • Gastrite;
  • Ganho de peso;
  • Problemas cardiorrespiratórios;
  • Processos alérgicos;
  • Asma;
  • Resfriados frequentes;
  • Dores no corpo aparentemente sem causa.

Diagnóstico

Antigamente, esse transtorno era diagnosticado somente com base na ausência de explicação para os sintomas físicos.

Entretanto, vários fatores tornaram essa abordagem problemática, como o fato de ser bastante complexo determinar que alguém realmente não possui uma doença física.

Com isso, atualmente, o diagnóstico é dado de acordo com a resposta do paciente sobre suas preocupações ou sintomas de saúde.

O critério principal de diagnóstico do transtorno de sintomas somáticos é uma preocupação tão proeminente com os sintomas físicos que a angústia gerada tem influência no seu dia a dia.

Obviamente, também há uma avaliação física completa – juntamente com exames – a fim de assegurar que os sintomas, de fato, não são causados uma doença física.

Tratamento

O tratamento mais indicado para esse distúrbio é a terapia cognitivo-comportamental, pois através dela é possível amenizar os sintomas relacionados ao transtorno, além de corrigir crenças irreais, pensamentos distorcidos e comportamentos que estimulem a ansiedade.

Vale a pena salientar que o paciente normalmente é encaminhado a um psiquiatra mesmo tendo uma boa relação com seu médico de família.

De qualquer forma, estabelecer um relacionamento de confiança com o médico responsável pelo tratamento só traz benefícios a quem sofre com a somatização.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho com apsiquiatra em Goiânia!