insônia

Entenda os sintomas da insônia

Dentre todos os distúrbios do sono, a insônia é o mais comum. De acordo com a ABS (Associação Brasileira do Sono), no Brasil, 73 milhões de pessoas sofrem com esse mal.

Esse transtorno é persistente e pode dificultar tanto o início do sono quanto a sua continuidade no decorrer da noite.

Devido a isso, geralmente quem possui esse distúrbio se sente frequentemente cansado, possui problemas de humor, não tem energia e seu desempenho profissional é negativamente afetado.

Sintomas

Em algum momento da vida adulta, muitos irão apresentar um quadro da doença. No entanto, há quem possua essa patologia crônica, que pode persistir por um período bem mais extenso que o comum.

Dentre os principais sintomas da insônia, podemos destacar:

• Acordar durante a noite;
  • Sonolência ou cansaço diurno;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Ansiedade, irritabilidade ou depressão;
  • Dificuldade para pegar no sono à noite;
  • Acordar muito cedo;
  • Dores de cabeça localizadas;
  • Dificuldade de concentração e atenção;
  • Problemas de memória;
  • Falta de motivação.

Além disso, estima-se que quem possui esse transtorno pode levar mais de meia hora para adormecer. Além disso, o insone consegue dormir somente por 6 horas (ou menos), em torno de 3 noites por semana durante mais de 3 meses.

As possíveis causas são inúmeras e dentre elas, estão:

• Estresse;
  • Depressão;
  • Condições médicas;
  • Ansiedade;
  • Café;
  • Nicotina;
  • Álcool;
  • Mudanças de ambiente;
  • Maus hábitos de sono;
  • Idade;
  • Alteração do horário de trabalho;
  • Medicações;
  • Comer tarde;
  • Sedentarismo.

Ainda, mulheres, gestantes, idosos, pessoas com distúrbios mentais ou sob estresse e quem viaja a trabalho ou trabalha à noite possuem mais chances de desenvolver esse transtorno do sono, sendo classificados como integrantes do grupo de risco da doença.

Diagnóstico

A única pessoa capacitada para diagnosticar essa patologia é o profissional de saúde, portanto, não hesite em buscar ajuda especializada.

Durante a consulta médica, certamente o médico fará uma série de perguntas acerca do seu padrão de sono, a fim de colher informações suficientes para o seu diagnóstico.

Além disso, é provável que exames físicos e de exames sangue sejam pedidos para investigar a existência de outras doenças que possam estar ocasionando o distúrbio.

A depender do nível do seu transtorno ou da dificuldade de definir as causas, também é possível que você seja encaminhado para um centro especializado, onde seu sono será monitorado durante uma noite inteira.

Como tratar a insônia?

O tratamento da doença está diretamente ligado à sua causa, pois também será preciso tratá-la. Mas – de forma geral – é necessário promover uma mudança nos hábitos do sono.

Caso julgue necessário, o médico pode prescrever medicações que auxiliem no processo de tratamento.

Porém, praticar exercícios físicos, limitar ou cortar o álcool, o café e a nicotina, se manter confortável e evitar dormir durante o dia são maneiras de contribuir com o tratamento e vencer a insônia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho com a psiquiatra em Goiânia!