depressão

Depressão: O que é, quais seus sinais e qual seu tratamento?

A depressão é um transtorno psiquiátrico que se caracteriza por um sentimento de tristeza profunda de longa duração. Ela é acompanhada de perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, falta de ânimo e oscilações entre os polos do humor.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na última década o número de pessoas diagnosticadas com essa doença aumentou em 18,4%, por esse motivo essa condição vem sendo chamada de “o mal do século”.

Apesar disso, ainda há um grande preconceito enraizado em grande parte da sociedade, que não costuma levar esse distúrbio a sério, e muitas vezes tratam como se fosse “frescura” da parte do indivíduo afetado.

Por essa razão, muitas pessoas ainda se sentem constrangidas de confessar que sofrem dessa doença, o que é um perigo, pois elas necessitam de cuidados e de bastante atenção, visto que essa condição é bastante prejudicial a saúde e pode despertar pensamentos suicidas.

Causas

Muitos pensam que a depressão é causada por fatores psicológicos ou por questões sociais, porém essas são algumas de suas consequências e não a causa de fato.

A genética, por exemplo, é um dos fatores que realmente podem ser responsáveis por provocar um quadro dessa doença, pois algumas pessoas podem ser predispostas geneticamente a ter algum tipo de disfunção bioquímica no cérebro.

Além disso, a exposição a eventos estressantes ou a acontecimentos traumáticos, como por exemplo término do casamento ou morte de algum familiar podem exercer uma grande influência para desencadear um quadro dessa doença psiquiátrica.

O consumo excessivo de drogas ou de determinados medicamentos, como a anfetamina por exemplo, também podem atuar como uma forma de gatilho, para que o indivíduo desenvolva essa condição.

Sinais da depressão

Os sinais da depressão podem ser físicos ou emocionais e devem persistir no indivíduo por pelo menos 14 dias, para que ele seja diagnosticado com a doença.

Físicos:

• Dores de cabeça;
  • Dores no corpo;
  • Má digestão;
  • Pressão no peito;
  • Forte tensão nos ombros ou na nuca;
  • Queda acentuada na imunidade;

Emocionais:

• Insônia;
  • Ansiedade;
  • Angústia;
  • Falta de concentração;
  • Perda de memória;
  • Sentimento de culpa;
  • Sensação de tristeza;
  • Apatia;
  • Insegurança;
  • Perda de apetite;
  • Desmotivação;
  • Autodesvalorização;
  • Pensamentos suicidas;

Tratamento

O tratamento para essa doença psiquiátrica é extremamente importante. Afinal, é a falta dele que pode fazer com que essa condição se torne crônica e recorrente.

O tratamento deve ser realizado através da psicoterapia ou da utilização de alguns medicamentos antidepressivos. Eles devem ser escolhidos com base no quadro da doença e no histórico familiar do paciente.

Entretanto, mais de 90% dos pacientes apresentam uma remissão completa ao tratamento com base em antidepressivos.

No entanto, o tratamento deve ser realizado por completo e de forma contínua. A interrupção dele sem orientação médica pode aumentar consideravelmente as chances da doença se tornar crônica.

Existe cura para a depressão?

Desde que o diagnóstico tenha sido realizado de maneira correta, levando em conta todos os fatores necessários, o quadro dessa doença psiquiátrica pode ser totalmente revertido

Portanto, como os tipos de tratamento disponibilizados atualmente e pelo fato dos remédios terem evoluído satisfatoriamente, o prognóstico é bastante positivo. O paciente pode sim ser curado por completo da depressão.