depressão

Como a família pode lidar com o paciente em depressão?

Ajudar alguém com depressão pode ser um desafio. Se uma pessoa em sua vida está deprimido, você pode se sentir desamparado e se perguntar o que fazer. Aprenda a oferecer apoio e a ajudar seu ente querido a obter recursos para lidar com a condição.

Sintomas da depressão

Para muitas pessoas com depressão, os sintomas geralmente são graves o suficiente para causar problemas perceptíveis nas atividades do dia a dia, como trabalho, escola, atividades sociais ou relacionamentos.Outros podem se sentir infelizes sem saber por quê. Crianças e adolescentes manifestam a doença sendo mais irritadiços do que tristes.Em primeiro lugar, é importante entender que os sinais e sintomas de depressão variam de pessoa para pessoa. Eles podem incluir:
  • sentimentos de tristeza, vazio ou desesperança;
  • explosões de raiva, irritabilidade ou frustração, mesmo em assuntos pequenos;
  • perda de interesse ou prazer na maioria das atividades normais;
  • insônia ou excesso de sono;
  • cansaço e falta de energia, por isso mesmo, pequenas tarefas exigem esforço extra;
  • alterações no apetite, com perda ou ganho de peso;
  • ansiedade, agitação ou inquietação;
  • pensamentos, fala ou movimentos do corpo lentos;
  • sentimentos de inutilidade ou culpa;
  • problemas para pensar, concentrar-se, tomar decisões e lembrar-se de coisas;
  • menção frequente ou recorrente de morte, pensamentos suicidas ou suicídio;
  • problemas físicos inexplicáveis, como dor nas costas ou dores de cabeça.

Como incentivar o tratamento para depressão?

Pessoas depressivas podem não reconhecer que estão neste estado. Muitos não estão cientes dos sinais da depressão. Portanto, podem pensar que seus sentimentos são normais. Muitas vezes, as pessoas sentem vergonha de sua condição e, erroneamente, acreditam que devem ser capazes de superar o momento com a força de vontade, sozinhas. Mas, a depressão raramente melhora sem tratamento e pode piorar. Com a abordagem correta de tratamento, a pessoa de quem você gosta pode melhorar.Veja o que você pode fazer para ajudar:
  • Converse com a pessoa sobre o que você percebeu e por que está preocupado;
  • Explique que a depressão é uma condição médica, não uma falha ou fraqueza pessoal, e que geralmente melhora com o tratamento;
  • Sugira a procura de ajuda de um profissional, seja um médico ou um psicólogo;
  • Ofereça-se para ajudar a preparar uma lista de perguntas para discutir em uma consulta inicial com um médico;
  • Expresse sua disposição de ajudar, marcando consultas, indo até eles e participando de sessões de terapia familiar;
  • Se a doença do seu ente querido é grave ou potencialmente fatal, entre em contato com um médico, um hospital ou serviços médicos de emergência.
O agravamento da depressão precisa ser tratado o mais rápido possível. Incentive a pessoa a se consultar com um médico ou a elaborar um plano sobre o que fazer quando os sinais chegarem a um determinado ponto. Pessoas com depressão estão em maior risco de suicídio.Se o seu ente querido estiver gravemente deprimido, prepare-se para a possibilidade de que, em algum momento, ele se sinta suicida. Leve todos os sinais de comportamento suicida a sério e aja imediatamente. Converse com a pessoa sobre sua preocupação. Pergunte se ele ou ela tem pensado em tentar o suicídio ou se tem um plano de como fazê-lo. Ter um plano real indica uma probabilidade maior de tentativa de suicídio.Lembre-se que a depressão não é culpa de ninguém. Você não pode consertar a depressão da pessoa — mas seu apoio e sua compreensão podem ajudar. Aprenda sobre depressão. Quanto melhor você entender o que causa esta doença, como ela afeta as pessoas e como ela pode ser tratada, melhor você poderá conversar e ajudar a pessoa de quem você gosta.Por fim, cuide-se, pois apoiar alguém com depressão não é fácil. Peça a outros parentes ou amigos para ajudar e tome medidas para evitar ficar frustrado ou esgotado. Seja paciente, uma vez que os sintomas melhoram com o tratamento, mas isso pode levar tempo. Encontrar o melhor tratamento pode exigir mais de um tipo de medicação ou intervenção. Para algumas pessoas, os sintomas melhoram rapidamente após o início do acompanhamento psiquiátrico. Para outros, levará mais tempo.Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!