ansiedade generalizada

Ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento

Sentir um pouco de ansiedade em algumas ocasiões é normal. Contudo, pessoas com transtorno de ansiedade generalizada sofrem de um constante estado de preocupação e tensão em todos os eventos e problemas cotidianos.

As preocupações dizem respeito a diferentes áreas que também preocupam outras pessoas, como ficar gravemente doente ou sofrer um acidente. Em pessoas com esse transtorno, no entanto, essas preocupações são muito mais pronunciadas do que o normal, de modo que a vida cotidiana pode ser gravemente prejudicada.

É normal se preocupar com certas situações, como problemas financeiros, dificuldades no trabalho e complicações no relacionamento. No entanto, as pessoas com tal transtorno se preocupam excessivamente, mesmo que aparente mente não haja nenhum motivo específico. Eles também têm pouco ou nenhum controle sobre suas preocupações.

Como perceber a ansiedade generalizada?

Pessoas com este transtorno experimentam um alto nível de ansiedade e preocupação constantemente, flutuante  durante um período de pelo menos seis meses consecutivos. 

As mulheres têm duas vezes mais chances de serem afetadas que os homens. Este transtorno é frequentemente acompanhada por um ou mais dos seguintes sintomas:

  • cansaço;
  • irritabilidade (tendência a ficar com raiva facilmente);
  • distúrbios do sono;
  • dor de cabeça;
  • náuseas;
  • diarréia;
  • transpiração excessiva;
  • tremores;
  • palpitações cardíacas (o coração bate anormalmente rápido);
  • dor muscular;
  • dificuldade de concentração;
  • dificuldade para respirar;
  • dormência ou formigamento.

Quais são as causas da ansiedade generalizada?

O transtorno de ansiedade generalizada não tem uma causa única. Uma combinação de vários fatores provoca o aparecimento desse distúrbio, podendo eles ser biológicos, hereditários, individuais ou ambientais. 

Enquanto outros transtornos de ansiedade geralmente ocorrem na adolescência ou no início da idade adulta, isso é bastante raro no transtorno generalizado. Neste tipo, as incidências ocorrem comumente entre as idades de 35 e 45 anos.

Muitas pessoas que têm ansiedade generalizada também têm outros transtornos mentais, principalmente transtorno do pânico e depressão. Também não é raro que muitas delas tenham problemas com o consumo excessivo de álcool ou dependência de drogas.

Quais são os tratamentos possíveis?

O tratamento permite que as pessoas recuperem o controle sobre suas vidas e atividades diárias. Quanto mais cedo começar, melhores as chances de recuperação.Teremos tratamento farmacológico com medicações específicas  e os não farmacológico as diferentes  psicoterapias .

Através da psicoterapia, os indivíduos portadores do transtorno de ansiedade generalizada podem aprender a lidar com suas preocupações e reduzir o desconforto físico e mental, de modo que eles diminuam os níveis de angústia. O método melhor estudado e mais eficaz no longo prazo é a terapia comportamental cognitiva.

A Terapia Comportamental Cognitiva  sugere que os transtornos de ansiedade, assim como outros transtornos mentais, são causados ​​por cognições distorcidas, ilógicas ou irrealistas. O objetivo da terapia é desenvolver habilidades para reconhecer, interromper e corrigir suposições e pensamentos disfuncionais (erráticos, unilaterais), a fim de poder adaptar-se à situação normal. Também é aconselhável se juntar a um grupo de apoio para discutir e ajudar uns aos outros.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho com a psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp